Sindguarda prestigia abertura do curso de formação básica em Maceió

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) participou nesta segunda-feira (1º) da aula inaugural do Curso de Formação Básica – Adequação para o porte de arma. A aula foi ministrada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas. Cinquenta guardas participam do curso, que segundo a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, tem duração de seis meses e mais de 700 horas/aula.

A Semscs informou que todos os guardas de Maceió devem passar pelo curso até o ano de 2020 – ao todo, o efetivo da capital conta com mais de 700 homens. O curso tem como objetivo qualificar o servidor como agente de cidadania. As aulas serão ministradas por guardas municipais – inspetores e subinspetores – na sede da Guarda Municipal.

Para Carlos Pisca, presidente do Sindguarda, é importante o curso de formação voltado para o porte de arma porque o guarda faz o serviço operacional na rua. “A arma é o nosso instrumento de trabalho. Se não temos a nossa própria segurança, não temos como oferecer a da população. Sobre o curso de formação, o Sindguarda entrou com uma ação na justiça cobrando curso de formação, mas a Secretaria já vinha com o cronograma. Tivemos uma ausência de conciliação e chegamos a entendimento que é o que a Secretaria vem realizando, pra formar o guarda municipal”.

Alexandre Moreira, coordenador de ensino e instrução da Semscs, afirmou que  são 20 instrutores e docentes no curso. “Nós temos capacidade, potencial real, dentro da guarda de proporcionar esse curso. Seremos a melhor guarda de Alagoas depois desse curso. Os guardas serão muito mais professores do que alunos”.

Já o inspetor-geral da Guarda, Armando Correira, disse que “formação é essencial para qualquer tipo de atividade, principalmente de segurança pública. Não só a inicial, com também a continuada”.

O titular da Semscs, Ivon Berto, que também é um dos instrutores no curso, classificou o dia como “histórico”. “Estamos partindo, depois de alguns anos, fazendo um curso que consolida a guarda municipal de Maceió. Essa condição irá se transformar numa representatividade para as guardas de todo o estado”.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda