Sindguarda se reúne com GM’s da Barra de Santo Antonio

Em assembleia realizada hoje (26), entre Sindguarda e Guardas Municipais da Barra de Santo Antonio, litoral norte de Alagoas, foi discutido propostas de melhorias para a categoria daquela cidade.

A reunião contou com a presença do Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Pisca, do Diretor Sindical Davson Coelho, do Presidente da Câmara, Vereador Flávio Mosquito, e do também Vereador Marcio Moesio. Entre os pontos discutidos, estão a compra de fardamentos para todos os guardas; pagamento do terço de férias do ano 2016 (o qual até a presente data não foi apresentado uma data de pagamento); e o desconto do BarraPrev (Previdência Municipal, que hoje desconta em cima do salário base e não em cima dos 100% do risco de vida, o qual prevê a lei municipal, pois há receio da categoria de chegar a se aposentar e não receber). A formação de uma comissão para elaborar o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da guarda também foi outro ponto discutido, onde posteriormente será apresentado á Prefeita do município, Emanuella Moura. Outro ponto importante para a categoria é a ouvidoria e a corregedoria, a qual se encontra tramitando na Câmara Municipal, onde foi destaque entre os vereadores.

Para o Presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, os resultados da guarda são nítidos e vem sendo conquistados gradativamente. “Estamos avançando aos poucos, na certeza de que a Prefeita vem valorizando a guarda municipal, e por isso, acreditamos na solução do nosso pleito”, afirmou Pisca. Ainda segundo ele, as assinaturas e biometrias dos guardas estão sendo colhidas para a confecção das carteiras funcionais, com um padrão a nível de Estado, garantindo a identificação adequada da categoria em todos os municípios de Alagoas, sendo este um dos objetivos do Sindguarda.

De acordo com o Vereador Flávio Mosquito, qualquer projeto que venha a câmara para beneficiar os guardas municipais não terá empecilho, pois o mesmo também se considera um Guarda. Já o Vereador Moesio destacou o compromisso com a classe ao apresentar na Câmara o projeto de criação da ouvidoria e corregedoria, além da aquisição das carteiras funcionais, demonstrando assim, a concretização de uma promessa feita em campanha.

Composta por 62 guardas, uma viatura, duas motos para fazer o patrulhamento e sede própria, a Guarda Municipal da Barra de Santo Antônio também contará em breve, com mais uma viatura. Um dos pontos principais são as reivindicações dos cursos de qualificação voltados á capacitação profissional do guarda de acordo com a grade curricular do Ministério da Justiça, pois com a ouvidoria e corregedoria o próximo passo é tentar armar a guarda.

Em contato com a gestão ficou acertado de se agendar uma reunião para a próxima semana, no intuito de tentar sanar estas tão almejadas pautas de reivindicações da guarda municipal da Barra de Santo Antônio.

Ascom Sindguarda/AL