Titular da Semscs, Thiago Prado, fala sobre desafios e novos rumos à GMM

Em entrevista concedida ao programa “Segurança em Foco”, da TV Mar, o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, falou sobre os novos desafios como novo secretário e sobre novos projetos voltados à Guarda Municipal de Maceió (GMM).

Foto: reprodução.

Durante a entrevista na última sexta-feira (22), o titular da Semscs afirmou que em sua gestão, pretende dar novos rumos à instituição da Guarda Municipal de Maceió, a exemplo de realizar um policiamento preventivo, desencadeado pela GMM, atuando de forma mais integrada na segurança pública da Capital, junto a outras secretarias e contribuindo para a redução de índices de criminalidade. Outro problema citado, e segundo Thiago Prado o mais crítico, é a questão do efetivo defasado da Guarda Municipal, onde há 20 anos não se realiza concurso público para o cargo. De acordo com secretário, a prefeitura pretende corrigir o orçamento para que em 2022 seja lançado o concurso, sendo este, um desejo do prefeito JHC em fortalecer a GMM, buscando melhorias para categoria e toda população Maceioense.

Outro ponto abordado na entrevista pelo secretário foi sobre solucionar com prioridade a questão do porte de arma de fogo, onde em Maceió, de aproximadamente 600 GM’s, apenas 30 possuem porte de arma de fogo, sendo que a Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento) permite este uso. Como para isso, é necessário o curso de formação, Thiago Prado garantiu buscar apoio orçamentário para que esta qualificação aconteça, e assim, aumentar o número de guardas municipais com porte de arma de fogo.

Ainda segundo Thiago Brado, algumas medidas já foram tomadas pela secretaria, a exemplo do pedido de doação de armas de fogo obsoletas à Polícia Civil, para que sejam doadas à Guarda Municipal, para realizar o policiamento ostensivo e preventivo em Maceió.

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) parabeniza o secretário Thiago Prado pelo empenho e dedicação que vêm demonstrando em prol da categoria, e se coloca à disposição dos representantes para juntos lutarmos por melhores e dignas condições de vida e de trabalho aos guardas municipais.

.Ascom Sindguarda-AL