Guarda Municipal: Projeto Cândido de Judô encerra ano com exame de faixa

O Clube Cândido de Judô, projeto social da Guarda Municipal de Maceió, realizou na última quarta-feira (18) o exame de troca de faixas. A cerimônia, realizada na sede da Guarda, contou com a participação de 83 alunos que passaram na avaliação para mudança de faixa e marcou também o encerramento do ano de 2019. Este ano, o Cândido Clube de Judô completou nove anos de existência. Com cerca de 140 alunos e 128 participações em competições, o projeto encerrou o ano com um saldo positivo e animador.

Foto: Pedro H. Santos.

O principal foco do projeto é levar noções de cidadania e oferecer oportunidades para os jovens e crianças participantes. As aulas são gratuitas e acontecem na sede da Guarda nas segunda, quartas e sextas-feiras, e no Clube da Caixa Econômica Federal (APCEF), aos sábados.

Em 2019, os atletas participaram de diversas competições como: Festival Alagoano de Judô, Campeonato Alagoano de Judô, Copa Módulo de Judô e Campeonato Norte-Nordeste de Judô. Além disso, alguns deles participaram da Seletiva para o Campeonato Mundial Escolar, em Brasília, Distrito Federal.

O atleta Luís Ian, de 17 anos, se disse realizado com o projeto e com sede de buscar sempre mais. “Eu já fui campeão alagoano, norte-nordeste, campeão escolar, e a maior competição que já participei foi o campeonato brasileiro, mas infelizmente lá eu não consegui vencer. Cada exame é uma experiência nova, a faixa vai muito além de só amarrar o kimono. Eu digo que esse é meu último exame, mas sempre tem coisas novas para aprender”, afirmou.

O fundador do projeto, Irã Cândido, contou como surgiu a ideia. “Tudo começou a partir da participação em um curso de defesa pessoal, em que consegui arrecadar 11 kimonos de judô. Sei que o judô é um dos melhores caminhos para formar o cidadão. Os principais pilares do esporte são: progresso e prosperidade mútua e melhor uso da força”, ensinou.

O instrutor revelou que os treinos se intensificam quando as competições estão próximas. “Quando estamos próximos de uma competição, selecionamos alguns alunos que treinam, também em outros dias, ou seja, às terças e quintas-feiras. Temos três alunos na Seleção Alagoana Universitária e oito na Seleção Alagoana Escolar”, destacou. Por fim, Irã falou da satisfação com o projeto: “Fico muito feliz, primeiro por saber que o judô está com o futuro garantido e, também, por saber que quando temos um objetivo, corremos atrás e planejamos da forma correta as coisas saem do jeito certo. E aqui estamos muito felizes por tudo estar saindo acima do planejado”, concluiu.

Fonte: Ascom Semscs