Banda da Guarda Municipal de Maceió faz apresentações com repertório carnavalesco

A banda da Guarda Municipal de Maceió passou por um breve recesso no início deste ano e retornou as atividades no mês de fevereiro com bastante intensidade, registrando em média nove apresentações realizadas durante o período das prévias carnavalescas, em diversos locais de Maceió. Já foram realizadas apresentações na Apae, Cras Área Lagunar e Associação Pestalozzi, além de matinês carnavalescas, no bairro de Pajuçara e em Paripueira.

Fotos: divulgação Ascom/Semscs

O coordenador de Patrulhamento Escolar da Semscs, inspetor Manoel Costa Pereira, também coordena as ações da banda e falou sobre as atividades. “A banda iniciou o ano com uma agenda intensa e as apresentações têm sido voltadas para o Carnaval. Em meados do mês de março, retornamos às apresentações normais, permanecendo com a agenda sempre recheada”, afirmou.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio (Semscs), coronel Enio Bolivar, ressalta que entre as diversas formas de atuação da Guarda Municipal para a segurança da comunidade, a banda merece destaque. “A banda de música tem um impacto social que aproxima a Guarda Municipal da população. Isso traz benefícios, pois a música é transformadora, revela talentos e ajuda na cura da depressão, além de ser ferramenta para levar alegria ao cidadão”, destacou.

Para solicitar apresentações da banda de música da Guarda Municipal é necessário enviar um ofício para a Semscs, em nome do secretário Enio Bolivar, requerendo a banda com informações de local, data, horário e telefone para contato com o solicitante, com antecedência de 15 dias, para que a banda possa se programar e agendar a apresentação no local desejado.

Sobre a banda

A banda de música da Guarda Municipal foi criada pela Lei nº 5.421 de dezembro de 2004, mas foi em março de 2017 que um chamamento da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, publicado no Diário Oficial do Município, deu origem a essa nova fase, após o grupamento ficar desativado por oito anos. Sua formação é de caráter exclusivo para desenvolver as atividades de músico e é função da corporação executar números musicais em atos solenes oficiais no município de Maceió, bem como incentivar a formação de instrumentistas e vozes para o coral da Guarda Municipal de Maceió.

A banda é regida pelo maestro Edimir Tavares, os ensaios acontecem diariamente e o grupamento fez apresentações em locais como escolas, igrejas e repartições públicas. Os integrantes tocam instrumentos musicais como acordeom, percussão, metais, corda e vocais.

Fonte: Ascom Semscs

Compartilhar

Publicar comentário