Cuiabá deve receber verba federal para implantar Guarda Municipal

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), anunciou, na quarta-feira (7), em Brasília, que pretende criar uma Guarda Municipal na capital. O projeto deve ser apresentado ao governo federal este ano e implantado com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em reunião com os prefeitos, em Brasília, nessa quarta-feira, o governo federal apresentou uma proposta de financiamento para que os municípios possam investir em segurança pública. Os recursos devem ser liberados via BNDES, com juros baixos e longo prazo para pagar.

Emanuel Pinheiro afirmou que Cuiabá deve apresentar um projeto de Guarda Municipal ou, em parceria com Várzea Grande, elaborar uma proposta de criação de Polícia Metropolitana.

Segundo o Ministro de Segurança Pública, Raul Julgmann, o governo federal quer fortalecer a segurança pública e, para isso, precisa que os municípios tenham mais autonomia.

“O BNDES vai disponibilizar cerca de R$ 10 bilhões para que as capitais e regiões metropolitanas possam investir em segurança”, disse.

As propostas devem ser apresentadas ao governo federal, em 2018. Mas, o prazo para liberação dos recursos, via BNDES, até 2022.

Fonte: G1/MT