“Está Acontecendo”: Patrulha Feminina Selma Bandeira lança aplicativo para auxiliar vítimas de violência doméstica em Delmiro Gouveia

A Patrulha Feminina Selma Bandeira-Maria da Penha, da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, implantou no município o aplicativo “Está Acontecendo”. A ferramenta facilita as denúncias das mulheres vítimas de violência doméstica.

O aplicativo é seguro e silencioso. Com apenas alguns cliques, a vítima pode acionar ajuda. A coordenadora da Patrulha, a guarda municipal Cleciane Silva, explicou  que basta baixar o aplicativo e clicar no botão amarelo com o título “Viatura Maria da Penha”.

A mulher não precisa digitar nada, apenas clicar, que será gerada uma mensagem automática, com o tipo de ocorrência e a localização. Então, a Polícia Militar será acionada e direcionada para o local.

A mulher não precisa se identificar ou ligar. O sistema funciona como uma “gaiola digital”, que abrange todo o território de Delmiro Gouveia – basta estar na cidade e ter o aplicativo no celular para conseguir solicitar ajuda.

O aplicativo está disponível para o sistema Android, no Play Store; porém os desenvolvedores estão trabalhando para que ele possa ser usado também no IOs.

Parceria com a PM

O aplicativo “Está Acontecendo” já existe em outras cidades, mas é inédito em Delmiro Gouveia. Para dar vida ao projeto foi firmado uma parceria entre a Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, e a Polícia Militar que atende a ocorrência do aplicativo.

Cleciane ressaltou que a Patrulha Selma Bandeira conta com 21 patrulheiros e a coordenação atuando como um mecanismo no monitoramento das Medidas Protetivas de Urgência previstas no Art 22 da lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) e na coibição e prevenção da violência contra a mulher.

Para o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, a entidade sindical vê a Patrulha Maria da Penha como uma vitória importante não só para Delmiro como para todo o estado de Alagoas, pois proporciona maior integração com a sociedade. “O que a Patrulha faz deve servir de exemplo para todas as Guardas Municipais, principalmente agora com a implantação desse aplicativo, que vem para ajudar a trazer atendimento e socorro de forma rápida a essas mulheres vítimas de violência doméstica”.