GCM de Santa Cruz do Capibaribe (PE) recebe armas e coletes

A Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste de Pernambuco, será a primeira da região a receber armamento. A compra das armas, autorizada pelo Comando Militar do Exército Brasileiro, será um suporte de “defesa e proteção ao município”, como destaca o prefeito Edson Vieira.
A prefeitura deu entrada na compra de 34 armas, sendo 30 pistolas calibre 380 e 4 espingardas calibre 12. Santa Cruz do Capibaribe tem o efetivo de guardas municipais formado por 73 agentes, que, além do armamento, receberão coletes blindados que vão reforçar a segurança. De acordo com o Secretário de Defesa Social, Coronel Sena, em entrevista à TV Jornal Interior, a compra dos equipamentos age de acordo com a Legislação Federal 3.002, que prevê o Guarda Municipal como uma instituição de caráter civil, fardado e armado. “Isso vai ajudar na segurança pública da nossa cidade”, pontua o secretário. Ainda durante a entrevista, o Inspetor Leite destaca que os guardas receberão o armamento como uma “ferramenta de trabalho essencial”.
As armas devem ser entregues no segundo semestre
Segundo informações da assessoria de imprensa do município, todos os guardas, antes de receberem a arma, devem passar por um curso ministrado pela Polícia Federal. Após a aprovação em todos os exames preparatórios, os agentes receberão o armamento, que tem entrega prevista para o próximo semestre.
Fonte: Canal Amigos da Guarda Civil