Guarda Municipal: agentes sem data para receber cota extra do carnaval

Centenas de guardas municipais que fizeram horas extras (cotas) durante o carnaval deste ano, e que deveriam receber pelos dias trabalhados na folha de maio, paga ontem pela prefeitura, não viram os valores em conta. Segundo dezenas de guardas que procuraram a Coluna, a prefeitura prometeu o pagamento para o início desse mês, o que não aconteceu.

— Este ano centenas de guardas fizeram vários dias de cota, ou seja, muitas horas extras. Cada dia trabalhado representa R$ 150 a mais nos salários. A prefeitura prometeu que pagaria em maio, mas veio o pagamento e não vimos nem a cor do dinheiro — conta um guarda municipal que prefere não se identificar.

Outro agente, que também não se identificou, diz que muitos fizeram compromissos com a garantia do pagamento.

— Muitos fizeram financiamentos contando com o dinheiro e agora não sabemos quando vamos receber — diz.

Conforme uma fonte informou à Coluna, uma folha de pagamento suplementar já está fechada, mas ainda não teve o aval do prefeito Marcelo Crivella para que o pagamento fosse feito aos guardas. Sem o sinal verde para que os depósitos sejam feitos, já são quase três meses à espera do pagamento, já que o carnaval neste ano foi no dia 13 de fevereiro.

Sistema de cotas garante mais agentes nas ruas

O encargo especial de eventos (ou sistema de cotas) é o sistema usado pela prefeitura para que, quando necessário, e em caso de grandes eventos, como o carnaval, a cidade tenha mais efetivo da Guarda Municipal na ruas. Podem participar do sistema de cotas agentes municipais que estejam em dia de folga.

No ano passado, o valor pago por cota a cada agente teve 25% de reajuste, e passou de R$ 200 para R$ 250. Neste ano, porém, o valor foi reduzido para R$ 150, por cada dia trabalhado.

Categoria esperava pelo pagamento nesta quinta-feira

Segundo relatos de guardas municipais à Coluna, lideranças da categoria estão há semanas tetando negociar com a prefeitura uma data para o pagamento. Com a promessa de que os depósitos do sistema de cotas do carnaval seriam feitos junto com o pagamento de abril, nesta quinta-feira, a expectativa cresceu entre os agentes que decidiram fazer as horas extras durante a festa.

— Os guardas estavam contando com o dinheiro para este mês, inclusive para quitar dívidas — disse o vereador Jones Moura, que informou ainda que vai se reunir com o secretário da Casa Civil, Paulo Messina, para cobrar uma data.

Procurada pela Coluna, a assessoria da Guarda Municipal não informou a quantidade de agentes municipais que participaram do sistema de cotas durante o carnaval e informou que o processo de pagamento da cota está em andamento, mas ainda não há previsão da data.

Fonte: Extra