Guarda Municipal cria site para identificar roubos de celulares

A Guarda Municipal de Arapongas desenvolveu um dispositivo que cadastra os dados de furtos e roubos de celulares e bicicletas, ocorrências que, segundo o último levantamento promovido pelas forças de segurança locais, como a Polícia Militar, cresceram consideravelmente. O software ainda está em fase de conclusão. A previsão é que a ferramenta esteja disponível para os agentes que trabalham na rua até o final de abril. O site é o www.integraseg.com.br.

Enquanto isso, registros preventivos têm sido feitos em locais públicos do município, como aconteceu no último sábado (14). De acordo com o guarda municipal João Maicon Marques, o projeto foi pensado há aproximadamente dois meses. O sistema funciona da seguinte maneira: a pessoa informa as informações de seu aparelho ou bicicleta, como modelo e cor, e os detalhes automaticamente caem em uma espécie de consulta disponível para cada servidor da segurança pública da cidade.
O login e a senha individuais serão repassadas assim que o programa eletrônico for finalizado. Segundo Marques, é imprescindível que a pessoa lesada registre um boletim de ocorrência. Com o documento devidamente protocolado, os policiais e guardas terão mais facilidade para identificar se os produtos eventualmente apreendidos em uma abordagem rotineira são ilícitos ou não. “Sem o BO, não conseguimos encaminhar possível criminoso à delegacia”, ressaltou.
Apesar do balanço oficial não trazer estatísticas específicas, a Guarda Municipal de Arapongas acredita que as bicicletas e celulares englobem até 70% dos casos atendidos diariamente. Na última divulgação, as autoridades confirmaram uma queda neste tipo de situação criminal. Entre 2016 e 2017 , os furtos caíram 17%, passando de 1.845 para 1.533. Em relação aos roubos, a diminuição foi de 33% no mesmo período, representando uma transformação numérica de 700 para 459 registros.

“É uma tecnologia que pode ajudar substancialmente o trabalho de prevenção”, apontou Marques. Os roubos e celulares de carros não foram incluídos porque já há um aplicativo destinado a esse segmento de cadastro, que é o Sinesp Cidadão, do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública e fácil de ser baixado gratuitamente para Andoid e iOS.

Fonte: Folha de Londrina

Compartilhar

Publicar comentário