Guarda Municipal de Maceió participa de operação para mapear pessoas em situação de rua

Reprodução/TVGazetaA Guarda Municipal de Maceió participa de uma operação para mapear e resgatar pessoas que vivem em situação de rua, em Maceió. A ação, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Serviço Social (SEMSCS), foi tema de uma reportagem veiculada no ALTV 2ªEdição, na TV Gazeta. O objetivo da operação é encaminhar as pessoas para casas de acolhimento e proporcionar uma nova oportunidade.

José Gouveia, que vive em situação de rua há um ano, desde que saiu de Novo Lino para Maceió, foi uma das pessoas beneficiadas. Ele veio para capital em busca de emprego. Até conseguiu uma oportunidade de trabalho, mas foi demitido. Atualmente, ele cata latinhas. Como não tem casa, recebe ajuda dos agentes da SEMSCS, que mapeiam as áreas onde existem concentrações de pessoas em situações de rua.

Nos centros de referência, os moradores conseguem realizar atividades básicas do dia a dia, como lavar roupa e tomar banho. Em entrevista à TV Gazeta, o guarda municipal Osmar Santos explicou que o principal objetivo é “tentar fazer o resgate, principalmente levar de volta para a família, mas como a maioria não consegue retornar para suas casas, por problemas pessoais, a gente encaminha para o albergue, no bairro do Poço, para a Casa de Passagem Familiar, onde são encaminhadas pessoas com crianças pequenas ou casais com crianças”.

A iniciativa busca cadastrar as pessoas em situação de rua para que elas possam ir para outros lugares com mais dignidade. Muitas delas saem e vão para abrigos e casas de acolhimento, a exemplo da Casa do Amor, no Trapiche.

Compartilhar

Publicar comentário