Guarda Municipal de Uberaba tem efetivo ampliado após posse de nova turma

Setenta e nove guardas municipais tomaram posse nessa quarta-feira (12), em Uberaba. Com a nova turma, a Guarda Municipal (GM) passa a contar com 150 agentes para atuar na segurança da cidade. A solenidade de formatura e de posse foi realizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba.

Marcelo Neves de Oliveira, comandante da GM, explicou que a preparação do guarda atualmente é baseada da matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Segundo ele, o curso teve duração de três meses e foi composto por 40 disciplinas, entre elas, temas que trataram sobre polícia comunitária, gerenciamento de crises, emprego de equipamentos letais e não letais, ética profissional, criminalística, entre outros.

“Com esse efetivo vamos melhorar a prestação e atender a grande demanda solicitada principalmente para apoiarmos serviços públicos municipais”, acrescentou Oliveira.

Guarda Municipal na cidade

Segundo a Prefeitura, desde o início das atividades em 2010, a Guarda Municipal tem atuado na proteção do patrimônio público municipal, patrulhamento preventivo escolar, apoio às ações do Departamento de Posturas municipal, ronda social e preventiva, além de ações conjuntas com as polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outros.

“Fortalecemos a GM dentro de um novo enfoque, estrutura e treinamento com o objetivo de interagir com as outras instituições militares sem fomentar competição entre elas”, comentou o prefeito de Uberaba, Paulo Piau.
Fonte: G1 Triângulo e Alto Parnaíba