Guarda Municipal vai usar aplicativo para caçar bikes roubadas

Os roubos e furtos de bicicletas são frequentes no Espírito Santo. Na tentativa de tentar ajudar na identificação e evitar que bandidos continuem praticando o crime, a Guarda Municipal de Vitória começou a usar um aplicativo para smartphones que permite a identificação de bicicletas furtadas e roubadas.

O aplicativo Bike Registrada funciona em todo o Brasil. Desde o início do ano no Espírito Santo, quando o aplicativo começou a ser usado pelos capixabas, há o registro de 4.117 bicicletas. Desse total, 75 bicicletas foram roubadas ou furtadas, sendo que 38 foram recuperadas.

Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, com o aplicativo os guardas podem consultar a situação de qualquer bicicleta e, se ela estiver registrada, saber se é roubada ou não.

Além disso, esse acesso vai facilitar a devolução das bikes aos seus donos. O sistema permite que os proprietários registrem o número de inscrição dos veículos, atrelado a dados pessoais, como nome, e-mail e telefone.

O secretário acrescenta que é importante esse tipo de ação devido ao número crescente de bicicletas na rua e com valores cada vez mais altos. “Há bicicletas na cidade que custam R$ 30 mil. Acredito que o aplicativo vai reduzir o número de bicicletas roubadas e furtadas, já que elas poderão ser identificadas”, diz.

TREINAMENTO

Os agentes da Guarda Civil Municipal se reuniram com técnicos da empresa responsável pelo aplicativo Bike Registrada, na tarde de quarta-feira, dia 18, para um treinamento sobre o funcionamento e a operação da ferramenta.

“Toda a estrutura da guarda estará envolvida. Ao receberem o alerta de roubo pelo aplicativo, irão consultar as características do veículo e realizar buscas pela central de videomonitoramento. Através da central, eles emitirão um alerta para os guardas da rua que serão responsáveis por abordar as bicicletas e conferir o registro”, explica.

O aplicativo é fácil de ser usado pelos guardas e pela população. Os ciclistas precisam se cadastrar pelo bikeregistrada.com.br. Para fazer o registro da bike, é preciso utilize todos os números e letras constantes no quadro da bicicleta. Um vídeo explicativo é apresentado ao usuário para que ele saiba onde encontrar esses números.

Para o cicloativista e fundador da União dos Ciclistas do Brasil, Fernando Braga, 57, o aplicativo vai dificultar a comercialização de biclicletas roubadas. Ele teve sua bike levada por bandidos. “Tudo que vier para coibir a ação de bandidos é bom. Além do mais, as pessoas conseguirão identificar se a bicicleta é roubada e vão pensar duas vezes antes de comprar um veículo que foi fruto de um crime.”

SESP

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) disse, em nota, que os roubos de bicicletas podem ser registrados em qualquer delegacia, sendo assim, a Polícia Civil não possui o número de crimes envolvendo esse tipo de veículo. “A pessoa que tiver a bicicleta roubada pode procurar a delegacia mais próxima e registrar a ocorrência”.

Ciclistas apontam trechos perigosos

Os ciclistas que percorrem a cidade de Vitória afirmam que existem vários trechos perigosos na cidade, principalmente lugares com pouco movimento.

Para o cicloativista Fernando Braga, lugares como a Curva da Jurema e a Praça dos Namorados no período da noite são perigosos. “Alguns pontos tem ciclovias, mas junto tem que vir outros investimentos, como a iluminação”.

O cicloativista Luiz Son aponta que muitas ocorrências ocorrem na Ponte da Passagem, Avenida Rio Branco e no final da Praia de Camburi. Ele acrescenta que é preciso mais infraestrutura para que o ciclista possa ter mais segurança de utilizar a bike, como ciclovias e bicicletários.“Nos grupos de WhatsApp sempre trocamos informações, esses lugares estão em evidência”, diz.

Bike registrada

Aplicativo

O aplicativo funciona como um grande banco de dados de ciclistas e bicicletas. Qualquer pessoa pode registrar gratuitamente sua bicicleta no www.bikeregistrada.com.br. As informações fornecidas pelos ciclistas, ajudam a localizar a bicicleta roubada e evita o comércio delas.

Notificação

O proprietário pode registrar que a bicicleta foi roubada. Com o alerta de roubo ativo, qualquer pessoa que localizá-la poderá enviar uma mensagem ao proprietário

Parceria

A Guarda Municipal de Vitória fez uma parceria com o Bike Registrada. Pelo videomonitoramento, a guarda irá ajudar a localizar as bicicletas roubadas.

Fonte: Gazeta Online

Compartilhar

Publicar comentário