Guarda Municipal vai usar drones para fiscalizar parques e praças em Porto Alegre

Agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre participaram nesta quinta-feira(10) de um treinamento para utilização de drones em atividades da corporação. A aeronave já vinha sendo utilizado em projeto piloto para monitorar eventuais aglomerações em pontos da Capital durante a pandemia, como a Orla do Guaíba.

Treze profissionais da Guarda receberam instruções hoje, mas por enquanto, três somente poderão operar o drone. Os outros foram capacitados para saberem em que tipo de ações poderão solicitar apoio da aeronave. Agora, o drone também será empregada de maneira mais ostensiva em ações de combate a crimes, como monitoramento e acompanhamento de suspeitos, principalmente em praças e parques. O comandante da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Adriano Almeida, destaca que o drone facilita as abordagens, pois é menos visível do que uma viatura, retarda a fuga dos suspeitos e também ajuda na atuação em locais de risco:

— Quando a gente chegar em algum local e detectar que tem algum tipo de perigo, que o agente corre o risco e tem a possibilidade de colocar no ar esse drone, nós vamos projetá-lo para que seja feito esse serviço e que nos traga a localidade certa do delinquente – declarou Adriano.

O equipamento conta com um sistema que permite avisos sonoros, que auxiliam nas ações de orientação em relação ao distanciamento social durante a pandemia, segundo o comandante.

Participaram da formação desta quinta-feira integrantes do Grupo Aéreo e Precursoria (GAP), que conta agentes da Romu. Na parte da manhã, os profissionais participaram de aula teórica. À tarde, passam por atividades práticas. Até o momento, a corporação tem apenas um drone. A expectativa é de novas aquisições nos próximos meses.

Fonte: GZH Porto Alegre

Compartilhar

Publicar comentário