Guardas municipais concluem curso de capacitação

Cerca de 70 guardas municipais participaram do curso de Desenvolvimento das Habilidades dos Profissionais da Segurança (DHPS). A atividade foi promovida pela Escola de Governo, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Com uma carga horária total de 24 horas, o curso foi realizado durante os últimos dias 4, 5 e 6, no Centro de Cultural e de Exposições e estacionamento de Jaraguá. Profissionais com formação e experiência na área de segurança ministraram conteúdos teóricos e práticos. O programa contemplou conteúdos como legislação específica, segurança comunitária, defesa pessoal, técnicas de contenção da violência, uso do bastão BP 60, uso legal progressivo da força e da arma de fogo, além da aula prática de direção defensiva.

Lilian Daniele, guarda municipal a 21 anos, fez o curso para ampliar seu conhecimento e habilidades profissionais. “Gostei de todo o conteúdo e, principalmente, porque temos uma profissão perigosa por lidar com segurança e que requer que estejamos sempre nos aperfeiçoando, para poder ajudar a instituição e a sociedade”, disse.

Para o titular da Semscs, coronel Ivon Berto, a formação contínua da Guarda Municipal é uma prioridade. “Estamos empenhados e vamos garantir a continuidade do processo de capacitação e formação básica dentro da matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), atendendo à Lei Federal 13.022, de 2014, que institui o Estatuto Geral das Guardas Municipais”, garante.

Prefeitura de Maceió