Guardas Municipais são incluídos em programa habitacional para profissionais da segurança pública

Os guardas municipais foram incluídos no “Habite Seguro”, programa habitacional do Governo Federal destinado a profissionais da segurança pública do país. Lançada nesta segunda-feira (13), a iniciativa contempla os guardas após pressão da Fenaguardas.

Os agentes que integram as forças da segurança pública poderão financiar a casa própria por meio do benefício servidores da ativa, reformados e aposentados.

O diretor da Fenaguarda e presidente do sindicato dos Guardas Municipais de Limeira/SP Limeira, Rubens Bueno, participa do lançamento do programa, que  tem aprovação dos ministérios da Justiça, Desenvolvimento Regional, da Economia  e da Secretaria de Governo.

Como funciona o programa

O programa beneficiará operadores da Segurança Pública na aquisição de imóvel financiado junto a Caixa Economica. O dinheiro vem do Fundo Nacional de Segurança. A Caixa Econômica Federal vai gerir o fundo de R$ 100 milhões do programa, que terá taxas de juros mais baixas na compra de imóvel (entre 4,75% e 7% ao ano )e subvenção de R$ 13 mil para dar entrada no financiamento e pagar taxas de cartório.

O Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação tem como prioridade os agentes, tanto da segurança pública quanto da defesa social, que tenham renda bruta mensal de até R$ 7 mil. Quem estiver acima dessa faixa salarial também poderá ser atendido pelo programa, porém, terão taxas de juros e benefícios diferenciados.

Será possível financiar até 100% do valor do imóvel, contando com subsídios de até R$ 13 mil, proveniente do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), de acordo com a faixa de renda do profissional.