Homem que agrediu idoso em São Luís do Quitunde não é guarda municipal

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) informa que, diferente do que informou a prefeitura, não há guardas municipais atuando em São Luís do Quitunde. Os contratados pelo executivo municipal não realizaram concurso público e não foram submetidos a nenhum tipo de capacitação. Logo, não integram a categoria. Ao contrário do que citam as matérias divulgadas nesta sexta-feira (19) por vários veículos de comunicação, o homem que agrediu o idoso não é um guarda municipal.

O Sindguarda não admite e combate essa ilegalidade diariamente, porque essa situação só traz prejuízos à categoria. Os guardas municipais precisam ter a conduta ilibada comprovada por meio de certidões negativas, serem submetidos a capacitações e passar por avaliação psicológica. Esses seguranças contratados não tem legitimidade e nem preparo nenhum para atuar como guardas municipais.

O Sindguarda já fez diversas denúncias ao Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) acerca das contratações irregulares em São Luís do Quitunde e aguarda um posicionamento do MPE. Todas as cidades em Alagoas que têm contratados atuando irregularmente como guardas já foram denunciadas ao Ministério Público reiteradas vezes.

Enquanto não há uma resposta por parte do órgão fiscalizador, o Sindicato vai agendar, na próxima segunda-feira (22), uma audiência com o Procurador Geral do Estado, Francisco Malaquias de Almeida Júnior, para discutir a situação ilegal em São Luís do Quitunde e em outras cidades de Alagoas.