MPT manda fechar bases da Guarda Municipal de Campinas por problemas nos prédios

O MPT (Ministério Público do Trabalho) determinou o fechamento de três bases da Guarda Municipal por falta de infraestrutura. Segundo o diretor do Sindicato dos Servidores Municipais, Lourivan Valeriano, que impetrou a ação no MPT, serão fechadas as bases instaladas na Vila Padre Manoel da Nóbrega, Jardim Florence 1 e no distrito de Barão Geraldo.

Segundo Valeriano, os prédios são de madeira e foram instalados em 2002. Com o desgaste, oferecem riscos à segurança dos trabalhadores. “Os banheiros não têm condições de uso, as condições dos GMs são insalubres”, disse o sindicalista.

A ordem para resolver o problema com reformas nos prédios veio desde 2015, segundo Valeriano. “Mas como não houve nenhuma providência o MPT deu data para interditar os locais”, disse ele. O da Vila Padre Manoel da Nóbrega será fechado no dia 15 de outubro. O do Jardim Florence 1 em março de 2018 e o de Barão não tem data devido à existência do canil da GM. “A Secretaria demorou para tomar uma providência. Não queremos que as bases saiam dos bairros, mas que os GMs tenham boas condições de trabalho”, disse Valeriano.

O fechamento da base no Jardim Florence 1 está preocupando a população que já prepara protesto. O presidente da Associação do bairro, Cecílio Serafim dos Santos, disse que já estão fazendo um abaixo-assinado para impedir que a sede seja transferida para outro bairro. “O secretário (Luiz Augusto Baggio) disse que não tem dinheiro para reformar. É uma insensibilidade do prefeito (Jonas Donizette) e do secretário fecharem uma sede da GM, que traz segurança à população. Uma região com 200 mil habitantes não merece ser tratada desta forma”, disse ele. A data do protesto não está marcada.

Protesto

O Sindicato dos Servidores promete fazer um protesto hoje e amanhã contra problemas que os GMs estão sofrendo como falta de uniforme e de coturnos, como diz Valeriano. Os atos estão marcados para as 9h.

Por: Metro Jornal