Sindguarda-AL apresenta ao secretário Thiago Prado pedido dos GMs de Maceió para suspender curso

Reunião com o secretário Thiago Prado

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) apresentou, nesta sexta-feira (14), ao secretário de Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social  de Maceió, Thiago Prado, o pedido para suspender o curso de aperfeiçoamento.

A entidade sindical recebeu diversas solicitações de guardas municipais do grupamento GAAO (Grupo de Apoio Operacional) da GM de Maceió requisitando a suspensão do curso de aperfeiçoamento que está sendo promovido pela SEMSCS.

Após as solicitações dos guardas, o Sindguarda encaminhou um ofício ao secretário Thiago Prado, pleiteando a suspensão temporária do curso até que houvesse a diminuição dos riscos de contágio da COVID-19, tendo em vista que Alagoas está na fase vermelha de distanciamento social, conforme decreto estadual vigente.

O entendimento é que o curso pode aumentar os riscos de contaminação dos guardas, de seus respectivos familiares e da sociedade em contexto geral por ter defesa pessoal e técnicas operacionais.

Na reunião, o secretário Thiago Prado explicou que o curso será realizado. Porém, o Sindguarda esclarece que o pedido se faz por uma questão de segurança sanitária visando a prevenção dos guardas.

De acordo com o presidente Carlos Pisca, não cabe ao Sindguarda outra alternativa a não ser ingressar no Judiciário com o mandado de segurança pedindo a intervenção no curso. “A vacina não é uma salvaguarda, pois aqueles que estão imunizados podem ser contaminados e transmitir o vírus”, ressaltou.