Sindguarda-AL debate curso de formação com prefeito de Marechal Deodoro

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), representado pelo presidente Carlos Pisca, esteve reunido nesta segunda-feira (4) com o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho (MDB). Na pauta, estava o curso de formação para porte de arma de fogo para os guardas municipais.

O gestor esclareceu que está dando encaminhamento aos procedimentos necessários para formar a primeira turma, com 40 profissionais. A guarda será formada pelo Centro de Ensino de Marechal Deodoro, que está em elaboração.  O prefeito pediu o apoio do Sindguarda tanto no Centro de Ensino quanto no termo de cooperação técnica com a Polícia Federal.

Cláudio Filho também solicitou ajuda do Sindguarda para a contratação de instrutores que sejam guardas municipais capacitados para realização do curso de formação.

Carlos Pisca destacou os competentes instrutores da Guarda Municipal de Maceió que podem colaborar com o início da formação dos profissionais de Marechal Deodoro.

O prefeito se comprometeu com melhorias para a Guarda Municipal, tanto para valorizar os servidores quanto para proteger a população. Ele destacou que vai comprar viaturas, que pretende criar um grupo operacional ROMU e construir uma nova sede para a GM, já com stand de tiros.

Também estiveram presentes os guardas Ivanilson, diretor operacional; GM Rocha, diretor geral da Guarda; e o GM Moreira.

Aposentadoria

Na reunião, também foram iniciadas as negociações sobre a aposentadoria dos guardas. O dispositivo da lei não garante os 100% do risco de vida para o guarda municipal na aposentadoria. Ao se aposentar, o guarda garante apenas o quinquênio, ou seja, perde o risco de vida.

Algumas saídas para conter o prejuízo dos guardas foram debatidas, porém será marcada uma nova reunião, na próxima semana, para aprofundamento do assunto. Carlos Pisca destacou que todas as soluções debatidas são benéficas para os guardas.