Sindguarda debate PCC com guardas e prefeita da Barra de Santo Antônio

O Plano de Cargos e Carreira dos guardas municipais da Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte, foi o assunto central da assembleia realizada nesta quarta-feira (1º). Com a presença da maioria dos profissionais que integram a categoria na cidade, de vereadores e do presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, a prefeita Lívia Carla voltou a afirmar que vai resolver o impasse do Plano até o final de janeiro de 2022.

Vale ressaltar que o PCC dos guardas da Barra de Santo Antônio foi aprovado – em duas sessões – na Câmara de Vereadores, e também já passou pela sanção da prefeita. De acordo com o presidente Carlos Pisca, o que está faltando para resolver o impasse é atualizar o impacto financeiro e a partir daí fazer a aplicabilidade do Plano, que já teve os pormenores debatidos. Em seguida, ele falou que “o Plano está redondo, o que precisa ser feito é a atualização da tabela, ou seja, um novo impacto”.

“Estamos aqui com um único objetivo: a implantação do Plano de Cargos e Carreira. Está faltando aplicar o PCC e quem pode fazer isso é a prefeita Lívia Carla. Ela pegou os ônus e os bônus da gestão e quem tem que dar uma solução para o Plano é ela. A prefeita está se comprometendo conosco que até o final de janeiro haverá uma resolução para esse impasse do PCC”, afirmou Pisca.

A implantação do PCC é uma luta antiga do Sindguarda e dos guardas da cidade. Aos profissionais presentes na assembleia, a prefeita disse o seguinte: “Eu já disse a vocês que a partir de janeiro pegaria esta causa para a gente poder ver. Vamos pegar, vamos olhar o PCC, ver se está tudo completinho. Se estiver não se mexe em nada. Mas se estiver faltando alguma coisa, a exemplo do estudo do impacto real com as inflações e tudo mais, vai ser feito”.

Ela afirmou que vai “sentar com o jurídico, dar uma analisada, mas se estiver completo, então tudo certo. Se estiver faltando alguma coisa, vamos reunir a categoria para esclarecer a situação”. A gestora frisou que até o final de janeiro a situação deve estar resolvida e que o impacto precisa ser atualizado.

Outras demandas

O presidente Carlos Pisca aproveitou a oportunidade para destacar que é necessário uma parceria da entidade sindical com a gestão para conseguir melhorias para a categoria.

“A gente quer construir uma parceria. Nós temos o SUSP (Sistema Único de Segurança Pública) onde podemos buscar recursos para o fardamento, viaturas, curso de formação e EPIs. Precisa-se que o comando faça o planejamento. Estamos sem fardamento, é uma obrigação, sim, da gestão de dar o fardamento, mas podemos auxiliar na busca de recursos federais”, explicou o líder da entidade sindical. A prefeita sinalizou positivamente para a compra de novos fardamentos.

Ele também ressaltou que os guardas podem ter uma capacitação com uma equipe da Guarda Municipal de Maceió e destacou, ainda, a importância das capacitações para a categoria.