SINDGUARDA leva à Prefeitura de Palmeira dos Índios proposta de reajuste salarial da categoria

Foi discutido nesta segunda-feira (10) o reajuste salarial dos 51 guardas de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas. Em reunião, o Sindguarda-AL apresentou ao prefeito interino Dr Márcio Henrique a proposta do novo valor do piso da categoria.

Carlos Pisca, presidente da entidade sindical, destacou a defasagem do atual piso – R$ 1.500. “O salário mínimo aumentou e a categoria não teve reajuste. Então, propusemos que a mudança para que os guardas recebam um piso referente no percentual de 2.0”.

O assunto vem sendo debatido desde julho de 2021, quando foi criada a mesa de negociação permanente com o Sindguarda, uma comissão da GCM de Palmeira e o procurador-geral Klenaldo Oliveira. O valor do reajuste do piso foi discutido em uma dessas reuniões, que contou com a presença do secretário de Finanças Guttemberg Santos. Ele apresentou o cálculo viável para o município. A partir daí, a direção da GCM, a comissão, e o Sindguarda formularam a proposta.

O prefeito Dr Márcio Henrique disse que a gestão fará um novo impacto até a próxima sexta-feira (14). Então, na próxima semana haverá uma nova reunião para que a Prefeitura apresente uma contraproposta.

Estiveram presentes na reunião os diretores do Sindguarda, Ranglei Barros e Nilton Silva; compareceram os GCMs Vilela, Toledo, Soares, que integram a comissão da mesa diretora da Guarda; integrando a reunião também estava o controlador-geral Marcondes.

Risco de vida

Ao lado da comissão da GCM, o Sindguarda também propôs a criação de uma lei com o percentual de risco de vida – no valor de 50% – e outra lei do auxílio fardamento, cujo valor seja o piso salarial da categoria. Dr Márcio Henrique reiterou uma promessa do prefeito Júlio Cesar, feita em julho de 2021, informando que o risco de vida seria no percentual de 30%.

Também foi levado à gestão a necessidade de fazer um convênio com a Polícia Federal para os guardas poderem fazer o Curso de Formação.

Assembleia com os guardas

Para esclarecer as dúvidas dos guardas e levar as principais informações sobre o que foi conversado na reunião de hoje, haverá uma assembleia, que contará com a presença do Sindguarda, na sede da GCM de Palmeira dos Índios, às 9h30.