Sindguarda participa de audiência sobre Conselhos de Segurança em União dos Palmares

Uma audiência pública será promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE), às 15h desta terça-feira (27), em União dos Palmares, para debater a criação dos Conselhos Municipais de Segurança. O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) vai marcar presença com Charles Sanches, Nilton Silva, Ricardo Silva e Adailton Nunes, diretores da entidade sindical.

A criação dos Conselhos é uma sugestão do MPE, baseada na Lei do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), a 13.675/2018. A norma fala da integração da segurança pública por meio dos Conselhos Municipais de Segurança. A iniciativa, proposta pelo órgão ministerial, tem o objetivo de criar esses colegiados com a participação direta da população.

Participarão do debate representantes das cidades de União dos Palmares, Ibateguara, Santana do Mundaú, São José da Laje, Branquinha e Murici. Estas duas últimas cidades têm guardas municipais ilegais, ou seja, pessoas contratadas que não prestaram concurso público para desempenhar as atividades de guarda municipal.

Estarão presentes representantes de secretarias municipais, do MPE, do Sindguarda, das polícias estaduais e do judiciário.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda