Única formada exclusivamente por GMs, Patrulha Maria da Penha de Delmiro Gouveia completa dois anos

Foto: Patrulha Feminina Selma Bandeira-Maria da Penha, em Delmiro Gouveia

A Patrulha Feminina Selma Bandeira-Maria da Penha, em Delmiro Gouveia, completa dois anos de atuação. Única em Alagoas formada exclusivamente por guardas municipais, ela já atendeu mais de 40 mulheres. O objetivo principal é garantir a proteção, prevenção, monitoramento e acompanhamento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que possuam Medidas Protetivas de Urgência, integrando as ações realizadas pela Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência.

Ao todo, 21 guardas municipais, dos quais oito são mulheres, integram a equipe. A Coordenadora da Patrulha, GM Cleciane Silva, destaca que em Alagoas existem apenas três Patrulhas – uma em Maceió, outra em Arapiraca e a de Delmiro Gouveia – fato que comprova o pioneirismo da Guarda Municipal no Sertão do Estado.

O trabalho da Patrulha é realizado 24 horas. As equipes são formadas por três guardas e uma GFEM, pois é a GFEM que tem contato com as assistidas da patrulha, tanto por telefone quanto presencial. As equipes fazem rondas constantes nos endereços das assistidas, que têm o número da patrulha e o aplicativo para caso de ocorrência. Havendo descumprimento da Medida Protetiva de Urgência, a Patrulha comunica de imediato ao poder judiciário.

Coordenadora da Patrulha,
Cleciane Silva

“Muitas vezes nosso trabalho é uma missão dada por Deus. A guarda municipal de Delmiro Gouveia, através da Patrulha Maria da Penha, tem a missão de trabalhar para defender os direitos da mulher vítima de violência doméstica e familiar. É uma missão que nos foi dada e que temos o prazer de atender essas mulheres e levar para elas um atendimento humanizado e acolhedor”, explica a coordenadora.

Aplicativo

De forma inédita em Delmiro Gouveia, a Patrulha lançou o aplicativo “Está Acontecendo”. A ferramenta facilita as denúncias das mulheres vítimas de violência doméstica. O aplicativo é seguro e silencioso. Com apenas alguns cliques, a vítima pode acionar ajuda. Basta baixar o aplicativo e clicar no botão amarelo com o título “Viatura Maria da Penha”.

A mulher não precisa digitar nada, apenas clicar, que será gerada uma mensagem automática, com o tipo de ocorrência e a localização. Ela não precisa se identificar ou ligar. O sistema funciona como uma “gaiola digital”, que abrange todo o território de Delmiro Gouveia – basta estar na cidade e ter o aplicativo no celular para conseguir solicitar ajuda.

Ações educativas

Em parceria com a Secretaria de Educação Municipal, foi desenvolvido o projeto “Educar Para Prevenir: Lei Maria da Penha no Ambiente Escolar”, que tem como objetivo conscientizar e capacitar educadores e estudantes sobre a necessidade de combater a violência doméstica e familiar.

Cleciane Silva reforça que além das fiscalizações das Medidas Protetivas de Urgência das assistidas, a Patrulha promove ações educativas de prevenção à violência contra a mulher, serviços de orientação, apoio e serviço social a mulheres que sofrem violência. “Vale lembrar que a Patrulha é engajada com a Rede de Proteção à Mulher. Com isso, estratégias sempre são criadas pensando nos avanços para a Patrulha, para a Rede e para os parceiros, com o principal objetivo de garantir os direitos e levar proteção para a mulher vítima de violência”.

E os avanços não param por aí. A coordenadora da Patrulha afirma que o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CEAM) está sendo reaberto e funcionará em um novo prédio, com uma equipe multidisciplinar (advogado, assistente social, psicólogo e a Patrulha) para acolher e oferecer um atendimento humanizado para a mulher vítima de violência e terá como coordenadora a GM Vilma Dias.

“Temos a prefeita Ziane Costa, que está comprometida com as causas das mulheres da nossa cidade. Isso já é um diferencial para podermos avançar no combate à violência contra a mulher”, declara Cleciane ao reforçar que a Patrulha contará com uma nova viatura e novos EPIs serão adquiridos para toda a Guarda Municipal de Delmiro Gouveia.

Para o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, a entidade sindical vê a Patrulha Maria da Penha como uma grande conquista para toda Alagoas, porque mostra o quanto a Guarda Municipal é importante para a sociedade. “A Patrulha está de parabéns pelos trabalho desenvolvido nesses dois anos de atuação. Ela nasceu com um propósito nobre de auxiliar as mulheres vítimas de violência e vem tomando grandes proporções sempre buscando meios de inovar e se renovar. É um exemplo para todas as Guardas Municipais de Alagoas”.