Valinhos anula concurso para Guarda Municipal após denúncias de irregularidades

A Prefeitura de Valinhos (SP) anulou o concurso público realizado em junho de 2016 para a contratação de agentes da Guarda Municipal. A decisão foi tomada após denúncias de irregularidades e uma nova prova deve ser realizada em 2018.

O município notificará a Méritus, que organizou as provas, para devolver os R$ 29,50 da inscrição. O G1 não conseguiu contato com responsáveis pela produção das provas.

A medida também atende um pedido do Ministério Público, autor de inquérito realizado e com conclusão de irregularidades. O concurso 001/2016 não chegou a ser homologado e ninguém foi chamado para assumir o cargo.

Entre os problemas detectados estão: problemas na contratação da empresa, falta de fiscalização municipal diante da responsável pela prova e depósito do valor da inscrição direto na conta da empresa Méritus, sendo que a legislação determina ser a Prefeitura a responsável pelo repasse após o fim das inscrições.

A seleção teve 5.504 inscritos e arrecadou R$ 162 mil. Com este montante, a empresa não poderia ter sido contratada por meio de carta convite, quando os valores não podem ultrapassar os R$ 80 mil.

O governo municipal anunciou a abertura de uma sindicância para apurar a possibilidade de servidores públicos terem participado das irregularidades.

Erros grosseiros

A Prefeitura de Valinhos informou também a constatação de outras irregularidades. Os candidatos entraram nas salas de aulas com celulares, inclusive, com uso comprovado nos banheiros.

Candidatos questionaram o nível das provas aplicadas, pois os cadernos de provas continham erros grosseiros e questões idênticas de outros concursos já realizados e divulgados na internet.

Das 50 questões, seis precisaram ser anuladas por vícios na elaboração.

Outra falha denunciada é o fato de os cartões de respostas não terem identificações prévias dos candidatos.

Fonte: G1 Campinas e Região