Guarda Municipal de Fortaleza faz pesquisa com GMs em 23 capitais

O guarda municipal de Fortaleza-CE, Roberto Nascimento, divulgou a pesquisa que fez com as GMs em 23 capitais. O levantamento vem sendo realizado há três anos. O trabalho reflete um panorama básico das Guardas Municipais das Capitais.

Roberto fez a pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Bacharelado em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O trabalho foi intitulado de “A Agenda 2030, os ODS, o perfil dos (as) comandantes e as boas práticas das Guardas Municipais das capitais”.

Ele explicou que a pesquisa tem como objetivo  mostrar que apesar das limitações e problemas porque passam as GMs, estas não param de crescer, incrementar seu desenvolvimento e de ampliar seu grau de importância no cenário brasileiro das políticas públicas de segurança pública.

“Muito além disso, evidencia-se que as GMs contribuem demasiadamente com várias diretrizes internacionais prioritárias para todos os membros da ONU e para o nosso País, que foi um dos protagonistas na construção da respectiva agenda dos objetivos globais”, ressaltou o GM.

Apesar do período pandêmico, Roberto conseguiu visitar pessoalmente as 23 GMs das capitais. As visitas serviram para compilar informações sobre siglas, nomenclaturas, efetivos, dentre outras informações.

Ele deixa claro que para  o trabalho foram, sucintamente, descritos três projetos/ações/atividades de cada GM e sua relação com as metas da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de outros tópicos relacionados ao conceito de Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), dentre outras orientações globais/nacionais/locais.

Roberto avalia lançar o material em livro físico. “Pretendo voltar para o ar e para as estradas assim que essa pandemia passar, para dar continuidade as pesquisas e escrever outros trabalhos como livros, artigos e matérias sobre as práticas de excelência das Guardas Municipais, abordando também as GMs do interior dos estados”, afirmou.

___

*Roberto Nascimento é Guarda Municipal de Fortaleza, Cientista Social, Gestor de Turismo e Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

Compartilhar

Publicar comentário