Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas

a

Menu

Sindguarda Alagoas

O guarda municipal Edmilson Santos da Rocha, conhecido como Mestre Muruim, foi homenageado com a Comenda Mestre de Capoeira Pedro Índio Axé, durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Maceió. A solenidade ocorreu no dia 17 e reconheceu sua trajetória dedicada à capoeira e ao trabalho social desenvolvido ao longo de mais de quatro décadas.

A concessão da comenda ocorreu por meio do Decreto Legislativo nº 1.229/2025, publicado no Diário Oficial em 5 de setembro de 2025, de autoria da vereadora Olívia Tenório.

Mestre Muruim destacou que a homenagem simboliza uma vida dedicada à capoeira como ferramenta de transformação social.

“A capoeira tira muita gente da marginalidade. São 42 anos de dedicação. Eu fiz muito trabalho voluntário lá no Mulungu, que é uma ONG, no CAPS do Peixoto e até aqui no bairro da Correia. A gente ajudou e vem ajudando muitas pessoas”, afirmou.

Ao relembrar sua própria trajetória, o guarda municipal ressaltou a importância de ser referência para outras pessoas.

“É importante a gente ser exemplo. Ser um negro, de origem pobre, que morava numa casa com dois quartos e 10 pessoas dentro, e a capoeira me ajudou muito através dos mestres e da capoeira em si”, relatou.

Segundo ele, a capoeira atravessa diferentes realidades sociais. Atualmente, Mestre Muruim conta com alunos de vários setores, como policiais e médicos, além de praticantes que começaram ainda na infância e outros já na fase adulta. Para ele, essa diversidade revela a força da capoeira enquanto expressão cultural e educativa.

“A capoeira é diferenciada, porque você toca, você canta, você luta. É uma mistura”, explicou. Ao final, resumiu o sentido profundo da prática que orienta sua vida: “Quem canta, luta, dança, brinca, joga. A capoeira seus males espanta”.

Durante a sessão solene, também foram homenageados Fábio Severino dos Santos (Mestre Tapurumã), que também recebeu a comenda, Paulo Roberto (Mestre Padre) e José Basílio (Mestre Mão de Onça), em reconhecimento às suas contribuições à capoeira e à cultura popular.

A sessão especial contou ainda com a presença de diversos mestres de capoeira e com falas de convidados como Flávia Silva dos Santos, Vitor Wesley Araújo Gomes, Elton Matias, Maria Nazaré, “Quero-Quero”, Maria Gertrudes, Mestre Padre e Mestre Mão de Onça, que destacaram a importância da capoeira como instrumento de resistência cultural, educação e inclusão social.

Para o Sindguarda-AL, a homenagem a Edmilson Santos da Rocha reafirma o papel dos guardas municipais que, além da atuação profissional, constroem diariamente caminhos de cidadania, cultura e transformação social junto às comunidades.

Mestre Maruim ressaltou que a capoeira tem travado uma luta constante por valorização. Crédito: Cortesia/Arquivo Pessoal

Legenda da foto principal: Câmara valoriza a arte da capoeira ao entregar comenda aos mestres Muruim e Tapurumã. Crédito: Dicom/CMM