O Sindguarda-AL esteve, na nesta terça-feira (17), no município de Senador Rui Palmeira para dialogar com os guardas municipais e escutar as os desafios enfrentados pela categoria no dia a dia.
Entre as principais reivindicações está a atualização da tabela de vencimentos, conforme previsto na Lei nº 156/2013, que criou a Guarda Municipal. A categoria também cobra melhores condições de trabalho.
Diante das demandas apresentadas, o sindicato vai encaminhar à Prefeitura de Senador Rui Palmeira um ofício solicitando uma audiência com o gestor municipal. O objetivo é discutir a atualização da tabela salarial e as demais pautas dos guardas municipais, buscando soluções para garantir valorização profissional e condições dignas de trabalho.
Durante a visita, o presidente do sindicato, Carlos Pisca, e o vice-presidente, Charles Sanches, constataram
que a Guarda funciona em um prédio com estrutura física precária — a antiga sede do GPM, cedido pelo estado à prefeitura. O local apresenta infiltrações, cupins, fiações expostas, tomadas antigas e portas quebradas.
Além disso, os guardas se queixaram da falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e contaram que, desde a criação da Guarda, há 12 anos, nunca foi realizado um curso de formação para os agentes.
O presidente do Sindguarda-AL, Carlos Pisca, reafirmou seu compromisso em acompanhar de perto a situação e cobrar da gestão municipal os devidos avanços para a categoria.