Dois guardas de Alagoas fazem curso de Patrulhamento Tático Motorizado em São Paulo

O prestigiado curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO) formou dois guardas municipais de Alagoas: Júlio César Lima, de Delmiro Gouveia, e Alberto Alves, de Palmeira dos Índios. Juntos, eles participaram da edição VI do curso, realizada de 15 a 31 de julho, na cidade de Embú das Artes, em São Paulo.

Para Júlio, que tem 18 anos de serviços prestados, um curso como o PATAMO traz lições para toda a vida, porque ressalta valores que podem ser aplicados de forma prática, como disciplina, preparo, treinamento e instrução. “Tornar-se um operador de segurança pública é mais do que uma necessidade nos dias de hoje, é uma obrigação, logo que até o crime é organizado. Por isso, precisamos nos capacitar cada vez mais”.

“O primeiro RAIO de Alagoas, Willames Araújo, sempre me motivou e me treinou para que eu pudesse participar do PATAMO. Devo muito dessa conquista a ele, que foi e continua sendo meu exemplo de um operador de segurança pública, profissional exemplar, compromissado com o que faz. Um irmão que a vida me deu”, afirma Júlio.

Já para Alberto, o curso é uma forma de buscar conhecimento e compartilhar tanto com a Guarda Municipal de Palmeira dos Índios quanto com as instituições de outros municípios de Alagoas. Guarda Municipal há quatro anos, ele ressalta que o curso é de alta resistência – tanto física quanto psicológica, e exige um alto grau de conhecimento técnico. “Esse curso é muito importante, porque adquirimos uma grande especialização por conta do nível de conhecimento e técnicas dos instrutores. Somando-se a isso o fato de que todos os instrutores são Guardas Municipais de diversas cidades do Brasil”.

“Como instrutor na área de segurança pública, esse curso é de grande valia para meu currículo até porque é um curso de referência nacional. O nível do PATAMO é tão alto que, durante o curso, o número de não concluintes é expressivo. Há muitas desistências e eliminações”, explica o GM Alberto.

O curso

O PATAMO é um curso organizado por guardas municipais e que detém reconhecimento nacional. Ele é considerado um dos melhores já realizado pela categoria Azul Marinho. Ele tem o objetivo de capacitar e treinar os operadores para o Patrulhamento Tático nas ruas, trabalhando na preparação e atuação em ocorrência de crise. A principal meta da capacitação é desempenhar e instruir a prática das atividades que as equipes de Tático realizam nas cidades.

Além do trabalho nas ruas, o curso tem foco no patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco; apoio a ações policiais de risco; e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade. Os operadores estarão capacitados a agirem de maneira mais técnica diante de situações com um grau maior de dificuldade, oferecendo um apoio com maior segurança aos demais colegas.

Compartilhar

Publicar comentário