3º ENNEGUAM: Com o tema “Segurança Pública Começa aqui”, Guardas Municipais lançam evento oficialmente

A Cidade de Palmas vai receber o 3° Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais (Enneguam) nos dias 1º, 02 e 03 de junho de 2018. E o lançamento oficial do evento aconteceu na última segunda-feira, 05, às 11 horas, no gabinete II (antigo AMA).

O Encontro Norte e Nordeste dos Guardas Municipais tem como objetivo promover o intercâmbio cultural, científico, técnico e prático operacional com as Guardas Civis Municipais de todo Brasil e em especial as das Regiões Norte e Nordeste, por meio de palestras, workshop, treinamentos e discussões de grande relevância à categoria.

O secretário executivo da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Jocélio Santos, ressalta que o evento vem fortalecer a segurança pública. “É de fundamental importância para o Município de Palmas sediar o encontro. E isso, fortalece a segurança municipal, bem como a Guarda Municipal, e o trabalho integrado com as outras forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, e a Polícia Rodoviária Federal’’.

A organização do encontro é uma união de forças, entre a Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana (GMP), Sindicato dos Guardas Metropolitanos e Municipais de Palmas e do Estado de Tocantins (Signmep – TO) e o Conselho Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Conneguam). O 3° Enneguam terá como tema: “Segurança Pública Começa aqui”.

Lançamento Oficial do Evento

Com o tema “Segurança Pública Começa Aqui”, Guardas Municipais lançam oficialmente o 3º Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais.

Com a presença de representantes das Guardas Municipais do Tocantins e do prefeito Carlos Amastha, foi lançado oficialmente nesta segunda-feira, 05, o 3° Encontro Norte e Nordeste das Guardas Municipais (Enneguam). Pela primeira vez, o Tocantins sediará o evento que acontece entre os dias 01 e 03 de junho.

Para o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Major Leonardo, o evento será um marco para o Tocantins. “É uma honra sediar esse evento tão importante para essa categoria que tem sido grande parceira das demais forças de segurança. O tema do evento vai de encontro com essa filosofia”, destaca.

Para a Subinspetora da Guarda Metropolitana de Palmas, Neidy Cavallho, que é integrante da Comissão organizadora do evento, a escolha de Palmas foi muito feliz, pois este é um momento em que as Guardas Municipais no Brasil passam por uma mudança de cenário da segurança não apenas legal, mas também com relação as suas atividades. “O evento é muito importante para que possamos nos unir e discutir nosso papel diante de transformações profundas e ampliação de nossas frentes de serviços e atribuições dos diplomas legais”, pontuou.

O prefeito Carlos Amastha ratificou apoio ao evento e às causas das Guardas Municipais, pois, segundo ele, reconhece que a GMP é uma instituição que vem fazendo a diferença na segurança da Capital, por meio de ações pontuais e mais próximas da comunidade. “A luta é para que a nossa GMP seja exemplar para o Brasil. O Enneguam será um marco que deixará sua contribuição não só para o Tocantins, mas para o Brasil com a confecção da Carta de Palmas com propostas viáveis sobre segurança, vai ficar na história.”

A exemplo das edições anteriores, o 3º Enneguam busca promover um intercâmbio cultural, científico, técnico e prático operacional com as Guardas Civis Municipais de todo Brasil e em especial as com as Regiões Norte e Nordeste, por meio de palestras, workshop, treinamentos e discussões relevantes com temáticas relacionadas à categoria.

Organização do Evento

A organização do evento está a cargo da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Guarda Metropolitana (GMP)  em parceria com as Guardas Municipais de Lagoa da Confusão, Porto Nacional, Monte do Carmo e São Valério de Natividade, além do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Tocantins (Signmep – TO) e o Conselho Norte e Nordeste de Guardas Municipais (Conneguam).

Fonte: Ascom Palmas