Água Branca: Sindguarda-AL apresenta projeto de adequação á Lei 13022 para GCM

O Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca e o secretário geral Nilton Silva, estiveram na manhã de hoje (26), na cidade de Água Branca para apresentar o projeto de adequação à Lei 13022 para os vereadores da cidade.

O projeto tem o objetivo de regularizar e atualizar a Guarda Municipal daquela cidade perante a legislação federal (estatuto dos guardas), pois a categoria, ainda hoje, segue uma lei defasada de 1999 e agora terão a oportunidade de adequar-se a nível nacional. A apresentação do projeto foi feita pelo delegado sindical, GM Araújo, durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Água Branca.

A audiência pública solicitada pelo Vereador Cargilson Lacerda e sugerida pelo também Vereador Horlandinho, contou com a presença de todos os membros do poder legislativo, do comandante da guarda, Cosme, bem como de Guardas Municipais, secretários e Polícia Militar representada pelo atual subtenente, Josiel.

Todos os vereadores demonstraram interesse ao projeto e asseguraram que todo benefício voltado à melhoria da guarda municipal tem total apoio da casa, pois garante mais segurança á população se estiver bem estruturadas.

Segundo o Vereador Cargilson, tanto a implantação do projeto de lei como a criação de um órgão fiscalizador como a corregedoria, são de extrema importância para a guarda municipal. “Sou a favor da guarda estar bem estruturada, possuindo radio, novas motos, viaturas, e cumpra as leis que lhes são asseguradas, pois assim, irão garantir mais segurança para eles e para comunidade”, disse.

Já a Presidente da câmara, Tereza Costa, ressaltou a importância da atualização do projeto e seus benefícios para a GCM, e assegurou que a aprovação do mesmo será realizada na próxima terça-feira (2). “Esta audiência pública foi de grande importância para conhecermos melhor o verdadeiro papel da guarda. E quanto ao projeto, os agentes de segurança podem ficar esperançosos que possivelmente será aprovado na próxima sessão”, garantiu Tereza.

Feliz com o debate, o Presidente do Sindguarda-AL, Carlos Pisca, esclareceu algumas dúvidas sobre o projeto e solicitou aos vereadores que apresentem requerimento ao Prefeito Zé Carlos, para criação da ouvidoria e corregedoria. Pisca destacou ainda a importância dos 35 guardas municipais de Água Branca portarem arma de fogo, cumprindo todos os requisitados legais e assim combater os elevados índices de violência na cidade.

Confira abaixo mais fotos da audiência pública:

Ascom Sindguarda-AL