Após luta da Fenaguardas, Governo Federal anuncia vacinação para os guardas municipais

Os profissionais que integram as forças de segurança – incluindo guardas municipais, policiais civis e militares – serão imunizados nas próximas semanas. O anúncio foi feito pela assessoria de relações institucionais do Ministério da Saúde. Ficou definido que todos os profissionais da Segurança Pública receberão as doses ainda no mês de abril.

A vacinação acontecerá após a união de esforços das unidades representativas dos profissionais da segurança pública, dentre elas a Federação Nacional de Sindicatos das Guardas Municipais, a Fenaguardas.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (24), a Fenaguardas informou que “após muito trabalho e luta dos representantes da FENAGUARDAS em Brasília, os guardas municipais, juntamente com os demais operadores da segurança pública de todo Brasil serão vacinados nas próximas semanas”.

O empenho para a inclusão da categoria no grupo prioritário é resultado do trabalho realizado pelos guardas municipais e demais operadores da segurança pública desde o início da pandemia – trabalhando 24 horas para garantir a segurança da população no período de crise – apesar das várias mortes de profissionais em decorrência da COVID-19.

Histórico

A primeira versão do Plano Nacional de Vacinação, não contemplava os guardas municipais e a FENAGUARDAS juntamente com seus sindicatos filiados, recorreram diretamente a Ministro da Saúde, Ministro da Justiça e por meio da Frente Parlamentar em Defesa das Guardas Municipais, o pedido chegou a Presidência da República, para que os guardas municipais fossem incluídos no Plano Nacional, o que foi feito posteriormente.

Porém, mesmo priorizados os agentes da Segurança Pública, foram inseridos atrás de várias outras categorias que não se encontram na linha de frente no enfrentamento a Pandemia.

Após vários pedidos, e principalmente da grande mobilização ocorrida no último dia 17 em Brasília, onde vários diretores da FENAGUARDAS participaram da carreata em defesa das carreiras da Segurança Pública, organizada pela UPB – União das Polícias do Brasil, entidade a qual a FENAGUARDAS é filiada, o governo federal começou a se mexer para liberar a vacinação de todos os profissionais da Segurança Pública.

O anúncio foi realizado pela assessoria de relações institucionais do Ministério da Saúde, ontem (23/03/21) onde ficou definido que todos os profissionais da Segurança Pública receberão as doses ainda no mês de abril.

2 Comentários - Comentar

1. parabéns pela luta e pela vitória gostaria que lutasse pela aposentadoria especial sem limite de idade e sim por tempo de serviço 25 anos mulheres e 30 homens ou 25 anos para ambos sem exigir idade. ou pelo menos 30 anos sem idade só tempo de serviço.

Reply