Banda da Guarda Municipal de Maceió se apresenta hoje no programa ‘Cidadão Vigilante’

O prefeito Rui Palmeira e o secretário Municipal de Saúde José Thomaz Nonô lançam nesta segunda-feira (5) o programa Cidadão Vigilante, que marca o início das comemorações da Semana de Vigilância Sanitária. O evento será a partir das 9h, na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, localizada no bairro de Jaraguá.

Como uma ferramenta de aproximação da Visa com a população, o programa Cidadão Vigilante chega a mais uma etapa. Desta vez, além de atender às escolas, as atividades do programa levarão ações às universidades e outros segmentos da sociedade.

“Essa é uma iniciativa, a maior delas, que tem o objetivo de ensinar ao cidadão o quê, onde e como ele pode adquirir um olho clínico para ter os cuidados necessários quando for adquirir ou utilizar de algum produto ou serviço que possa afetar a sua qualidade de vida ou sua saúde”, explica Nelson Menezes, coordenador da Visa de Maceió.

A proposta do programa é formar cidadãos conscientes do seu papel na comunidade, trazendo parâmetros para uma nova visão dos produtos e serviços regulados pela Vigilância Sanitária, além de contribuir com o surgimento de multiplicadores. Um piloto do programa já foi desenvolvido em escolas públicas de Maceió.

O programa atuará em diversos segmentos da sociedade e envolve todas as gerências da Vigilância Sanitária de Maceió, com os projetos Escolar, de Aulas em Universidades, de Mídia de Rádio, de Mídia Impressa e Digital, de eventos nos bairros, de Demanda Espontânea e de Reestruturação dos Canais de Denúncia.

Semana da Vigilância Sanitária

Além do lançamento do programa, o evento dá início a diversas ações que ocorrerão ao longo da semana, em alusão ao Dia Nacional da Vigilância Sanitária (5 de agosto) e as comemorações dos 26 anos da Visa de Maceió.

A programação do dia 5 de agosto terá ainda com a apresentação da Banda dos Guardas Municipais e Mostra da Visa. Dos dias 6 a 9 de agosto, as atividades contam com visitas à sede da Vigilância por estudantes escolas públicas e universidades, distribuição de informativos, palestras e apresentações.

Atuação da Vigilância Sanitária

O objetivo da Vigilância Sanitária é eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que se relacionam com a saúde e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

Em Maceió, a Visa atua principalmente na orientação e educação em saúde, junto aos empreendimentos que possam afetar direta ou indiretamente a saúde e a qualidade de vida da população, fiscalizando, orientando e educando a população produtora, prestadora de serviços e consumidora a ter um olhar vigilante sobre o que fornece e o que consome.

O cidadão pode contribuir com a Vigilância Sanitária e, consequentemente, com a preservação de sua saúde adquirindo hábitos de boas práticas de higiene e denunciando estabelecimentos que descumprem as normas sanitárias por meio do telefone 3315-5241.

Fonte: Ascom SMS

 

Compartilhar

Publicar comentário