Bike Patrulha: Guarda Municipal atua na orla de Maceió

A Bike Patrulha é um dos grupamentos da Guarda Municipal de Maceió que atuam na orla marítima da capital. O uso de bicicletas tem se mostrado bastante eficiente para este tipo de serviço, pois além dar agilidade em relação ao patrulhamento à pé, traz a sensação de segurança e proximidade da corporação com a comunidade.

Foto: ascom Semscs

Além do colete balístico, calça e coturno, o uniforme da Bike Patrulha também é composto por bermuda, camisa com proteção solar, boné e tênis. Durante as rondas, os agentes utilizam equipamentos ainda capacete, luvas, cinto de guarnição e o BP retrátil (bastão perseguidor).

A base da Bike Patrulha fica no início da Pajuçara, e conta com 30 agentes, que fazem rondas constantemente em horários alternados. O patrulhamento é feito em seis bikes, no trecho da Pajuçara até Jacarecica. Uma viatura faz o reforço e amplia o campo de atuação até o Pontal da Barra. Eles também atuam no corredor Vera Arruda e no projeto Domingo de Lazer, na Rua Fechada.A comandante do grupamento, subinspetora Simone França, explica que, no início, o trabalho consistia em atuar preventivamente na defesa do patrimônio público e prestar assistência ao turista e ao maceioense. Porém, o projeto foi se firmando e o grupamento passou a auxiliar em situações como roubos, agressões, acidentes e até os casos de crianças que se perdem dos pais.

“Estamos fazendo um serviço muito bonito e temos o reconhecimento da comunidade. Precisamos cada vez mais de apoio. Nossa atividade tem uma característica muito interessante, que é o contato direto com a população. Estamos entre as duas linhas, temos que fazer o ordenamento de polícia, mas também temos que ser solidários e humanos com a comunidade”, pondera.

Para a subinspetora, o reconhecimento por parte da população é o que existe de mais gratificante. “Teve um caso de um senhor que estava perdido e que me tocou muito. Ele estava com problema de memória e não sabia onde morava, então o levamos para o albergue municipal. No dia seguinte, seus familiares vieram diretamente aqui para saber o que fazer e, pelas características, percebemos que era a mesma pessoa e isso nos marcou. Eles agradeceram muito e é gratificante ver esse reconhecimento das pessoas”, conclui.

Para o titular da Secretária Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, as patrulhas de bicicleta são boas ferramentas de policiamento na comunidade. “Eles fazem o papel da Guarda Municipal e conseguem ir mais além: cuidam da população e do turista de uma forma mais direta, fazendo uma modalidade de policiamento com grande visibilidade, atendendo as demandas da Orla de Maceió”, diz.

O secretário destaca alguns dos benefícios do grupamento. “Colocar os guardas para pedalar é benéfico para a saúde, dá mais agilidade na resposta às ocorrências, traz proximidade com a população. Além disso, quando comparadas com os custos de manutenção de carros e motos, as bicicletas são mais econômicas. É um policiamento de vanguarda, utilizado não só aqui no Brasil como também em outros países”, constata.

Fonte: Ascom Semscs