Em reunião com o movimento sindical, sec. de Economia informa que o 13° salário dos servidores será pago até dezembro

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (15), com o movimento sindical e os vereadores de Maceió, o secretário de Economia, Felipe Mamede afirmou que o pagamento do 13° salário dos servidores de Maceió será pago até dezembro deste ano.

Durante a reunião, Mamede explicou aos representantes sindicais que o pagamento do 13° salário dos servidores públicos de Maceió deverá ser pago até dezembro, ou antes desse prazo, caso haja a aprovação do projeto de lei, o qual suspende a contribuição patronal do Instituto da Previdência (IPREV). Ainda segundo o secretário, isso se deu devido ao município está vivendo um período atípico, por consequência econômica causada pela pandemia, onde foi necessário atrasar o pagamento do 13° salário dos servidores como uma estratégia de fluxo de caixa.

Indagado pelo presidente do Sindguarda-AL, Carlos Pisca sobre o quanto estava deixando de ser pago, mensalmente, de 13° salário aos servidores, Mamede afirmou que está em torno de três milhões de reais. Pisca perguntou ainda porque não realizar o pagamento, já que a gestão não está repassando a contribuição do IPREV, e o secretário falou que este dinheiro não está sendo gasto, pois caso o PL seja aprovado, ele pagará, ao contrário, terá que devolver.

Vale lembrar que este montante, o qual não está sendo repassado ao IPREV, corresponde, mensalmente,  a cinco milhões de reais, totalizando cinquenta milhões durante os dez meses, que será pago pelo próximo gestor. Diante disso, é inaceitável para o movimento sindical a aprovação desse PL, pois a situação será ainda mais prejudicial aos servidores, os quais já estão há três anos sem reajuste salarial é há seis anos sem progressão por mérito.

É preciso analisar os números, pois mesmo com toda a crise no cenário econômico devido à pandemia, a Prefeitura de Maceió arrecadou 1.9 milhões de reais, quinhentos milhões a mais comparado ao ano passado.

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Maceió, em Jaraguá, e contou com a presença dos vereadores Samyr Malta, Francisco Sales, Cleber Costa, Siderlane Mendonça e Lobão.

Ascom Sindguarda-AL