Guarda Municipal ajuda pais a encontrarem filhos perdidos na orla

O desespero toma conta dos pais quando notam que, por um descuido, perderam as crianças de vista, e das crianças quando percebem que estão sozinhas. Pensando nisso, um projeto realizado na orla marítima, pelo grupamento Bike Patrulha, da Guarda Municipal de Maceió,  ajuda os pais a encontrarem crianças perdidas na praia. A partir do registro da ocorrência, os guardas se dividem em grupos e saem em busca das crianças. O projeto abrange desde a Praia de Jacarecica até o Pontal da Barra.

Foto: ascom Semscs

De acordo com os registros da Guarda, entre dezembro de 2018 a maio deste ano foram encontradas cerca de 60 crianças com idade de 2 até 9 anos. Quando a ocorrência é feita pelos pais, os guardas saem em busca da criança até encontrá-la. Entretanto, quando algum adulto encontra a criança perdida, os guardas saem em busca dos pais ou responsáveis. Dando fim ao desespero daquelas pessoas. O guarda municipal Antônio Fonseca explica que esse aspecto do trabalho é emocionante: “Temos uma sensação de dever cumprido e de satisfação em poder ajudar a comunidade ao mesmo tempo em que nos aproximamos deles”.

Ele lembra um caso em particular que ficou guardado na memória: “Houve uma vez em que encontramos uma criança, mas não encontramos os pais, mesmo depois de andarmos por toda a orla de Pajuçara até a Ponta Verde; já havíamos até contactado o Conselho Tutelar, que nos atendeu de imediato. Estávamos tristes porque daquela vez íamos falhar em devolver a criança aos pais. Logo que o Conselho Tutelar chegou, os pais também chegaram chorando desesperadamente, pois alguns populares lhes tinham informado que estávamos à procura deles com seu filho de 6 anos”.

Cuidados com as crianças

Fonseca cita ainda alguns cuidados que os pais devem ter. “As orientações que damos aos pais são de que quando forem sair com crianças coloquem uma pulseira no braço delas com o nome deles, telefone e endereço. E, se forem ingerir álcool, fiquem longe do volante”, completou.

Além dessas instruções, os pais podem ainda, na tentativa de evitar esses problemas, combinar com os filhos um ponto de encontro, caso se percam. Também pode-se vestir as crianças com roupas coloridas e que chamem atenção. Além de orientar os pequenos a procurarem um salva-vidas, ou famílias com outras crianças e que vão poder ajudá-los caso se percam.

Como proceder em caso de desaparecimento?

Se alguma criança sumir na praia, procure imediatamente um guarda, um policial ou um bombeiro. Eles são profissionais preparados para lidar com situações como estas. Quanto antes a queixa for feita, maior será a chance de encontrar a criança com rapidez. De acordo com as características dadas, uma rede de profissionais será acionada para procurá-la.

Como proceder no caso de encontrar uma criança perdida?

Se você encontrar uma criança perdida, leve-a imediatamente ao um posto policial. Com certeza os pais já estarão procurando, e dessa forma a rede de profissionais fará o encontro dos envolvidos.

Fonte: Ascom Semscs