Guarda Municipal de Maceió é contemplada com 25 kits de CDC e 8 notebooks

Foram entregues à Guarda Municipal de Maceió, nesta quinta-feira (4), 25 kits de CDC (Controle de Distúrbio Civil) e oito notebooks. A cerimônia foi realizada na sede da GM, no bairro do Vergel do Lago. Desde 2010 a Guarda Municipal não era contemplada com esse tipo de material.

A GM foi recebeu 25 trajes e oito notebooks. O restante do material – 100 espargidores de pimenta e 295 bastões retráteis – deverão ser entregues brevemente. A aquisição do material é decorrente de uma Emenda Parlamentar de JHC (PSB), quando era deputado federal. A Emenda se transformou em convênio com a  SENASP – MJ, realizado pelo Setor de Convênios da GM.

Para o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, os kits vão facilitar os guardas no desempenho das atividades. “O Sindguarda se compromete, com todos os guardas municipais, ir em busca de uma audiência com a coordenadora da bancada federal de Alagoas, Tereza Nelma (PSDB), para propor uma emenda para as GMs de Alagoas”.

De acordo com o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), delegado Thiago Prado, a guarda é uma instituição que compõe a segurança pública e é necessária todos os dias para a população de Maceió, por isso precisa estar bem equipada. Ele destacou que esse é o segundo evento da atual gestão na GM em menos de dois meses – o que mostra um compromisso da administração municipal com a categoria, que já garantiu, inclusive, a reforma do prédio-sede.

Curso de formação

O prefeito JHC (PSB) elogiou o trabalho da GM, principalmente nas ações mais recentes no Vale do Reginaldo. “Ações só são possíveis por causa da presença da Guarda Municipal. Vocês serão cada vez mais demandados e valorizados e por isso serão equipados para as funções que vamos promover daqui adiante. Estamos aqui para fazer a mudança”, afirmou.

Ele destacou também que foi assinada a renovação de convênio com a Polícia Federal para o Curso de Formação para Porte de Arma. A próxima turma será composta por 50 guardas – depois será dado prosseguimento para os demais profissionais da categoria.

Estiveram presentes no evento o vereador Oliveira Lima, o vereador Fábio Costa e a vereadora Gaby Ronalsa.