Guarda municipal é destaque como atleta e instrutor de tiro com arco

A Guarda Municipal de Maceió ganha destaque nas competições esportivas pelos bons resultados obtidos por seus agentes que praticam algum tipo de modalidade esportiva. Na maioria das vezes, o êxito vem através do atletismo. Não é o caso do guarda municipal Valter dos Santos, que é atleta de tiro com arco.

Foto: divulgação

O interesse pela modalidade surgiu ainda na infância, quando assistia ao personagem Robin Hood em ação. Além dessa inspiração, ao ver uma reportagem sobre o tiro com arco, Valter começou a buscar mais informações sobre o esporte, até que em 2015 começou a treinar e praticar.

Com o início dos treinamentos, o arqueiro falou sobre as melhorias que a atividade lhe trouxe: “Depois que comecei a praticar, minha qualidade de vida melhorou muito. Além de melhorar a postura e concentração, ainda tenho a oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer amizades e confraternizar. Isso é muito bom”.

Mesmo praticando há apenas três anos, o atleta tem conseguido se destacar, inclusive nacionalmente. Desde 2015, Valter coleciona títulos importantes em seu currículo. Entre eles estão o título de campeão adulto recurvo masculino em Itabaiana/Sergipe, e o de Campeão Alagoano da mesma categoria em 2018, além de ocupar a 12ª posição no ranking nacional da Associação Field Brasil de tiro com arco.

Além dos títulos nas competições, o guarda conseguiu ainda outro êxito: ser campeão na categoria troca de conhecimentos. Além de atleta, ele é agora instrutor com certificado da International Field Archery Association (IFAA), a associação internacional de tiro com arco de campo. O outro diploma de instrutor, obtido por Valter, é também certificado pela Field Brasil.

O arqueiro expressou seu nível de satisfação pelos certificados de instrutor: “Foi uma realização. Eu vinha batalhando, estudando sobre o esporte. Hoje eu consegui o certificado de instrutor, nível internacional, pela IFAA e pela Field Brasil, responsável pelo esporte aqui no Brasil. Hoje como instrutor me sinto realizado, mas ainda tenho muito a aprimorar e aprender”.

A qualificação o possibilitou de repassar seus conhecimentos. Hoje, ele dá aulas para crianças e adolescentes de 10 a 16 anos, num Centro Municipal de Educação Infantil, no bairro Cidade Universitária. Além de comandar, tecnicamente, equipes que disputam competições estaduais e nacionais.

O GM tem o objetivo de, em 2019, disputar o Campeonato Brasileiro, mas fala sobre os obstáculos que precisa vencer para conseguir competir: “O esporte precisa de mais apoio. Não só o tiro com arco, mas todas as modalidades. Os custos para essa competição são caros e eu tenho que tirar do meu próprio bolso”.

Valter dos Santos é mais um exemplo de superação da Guarda Municipal de Maceió. Apesar das dificuldades, o espírito de campeão e a vontade de vencer superam as adversidades enfrentadas por um atleta.

Fonte: Ascom Semscs