Guarda Municipal participa de simulado para situações de emergência

Nesta quinta-feira (31), a Guarda Municipal participou do 15° Exercício de Acionamento do Plano Global de Atendimento para Situações de Emergência (PGASE/APELL), realizado no bairro do Trapiche da Barra, pela Unidade de Cloro/Soda de Alagoas da Braskem, unidade Alagoas. O objetivo é conscientizar e orientar a população dos bairros Trapiche e Pontal da Barra, sobre como agir em caso de acidente nas operações da empresa.

Foto: reprodução/Ascom Semscs.

Entre os principais objetivos da atividade estão promover a evasão do maior número possível de pessoas das áreas atingidas para um local seguro e treinar as comunidades e os efetivos dos órgãos públicos e privados envolvidos na execução do PGASE, além de verificar a integração e a resposta da população e de cada instituição no plano e divulgar o programa para a população e para os governos Municipal e Estadual.

O coordenador de Planejamento e Operações da Guarda Municipalinspetor Manoel Costa, fala sobre a participação da corporação em treinamentos como esse. “Eu acredito que nossa participação é de vital importância, pois somos uma instituição que trabalha para garantir a segurança de forma preventiva e, em um eventual acidente, vamos estar aptos para ajudar, de forma eficaz a comunidade do Pontal, Trapiche e adjacências”, afirma.

O APELL foi criado pelo Departamento da Indústria e Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) em 1987 e adotado na indústria química e complexos industriais, que fazem o treinamento uma vez ao ano. Participaram equipes da Braskem, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, SAMU, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Instituto do Meio Ambiente (IMA), escolas, hospitais, associações comunitárias e moradores do bairro.

Fonte: Ascom Semscs