Guardas municipais fazem curso de defesa policial

Integrantes da Guarda Municipal de Maceió participaram nos dias 8 e 9 de outubro do Seminário Policial de Ações Táticas de Defesa Policial, voltado para entidades de segurança pública. O objetivo do curso foi apresentar novas técnicas de abordagem utilizadas internacionalmente para atuação no dia-a-dia. Estavam presentes, também, integrantes de outras instituições de segurança pública do Estado, como o Corpo de Bombeiros, Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e Polícias Civil e Militar.

Foto: ascom SEMSCS

Os GMs contemplados pelo curso foram Osvaldo Luiz, Rangley Barros, Edvan Carvalho, Jeferson Mello e Aleksandro Alves. O curso de ações táticas e defesa pessoal e policial é reconhecido internacionalmente e é um somatório das artes marciais com suas características que se identificam no contexto da profissão policial. Foram dois dias de curso repleto de técnicas inovadoras para os servidores.

“É enriquecedor para o nosso conhecimento. São novas técnicas para que possamos usar no nosso cotidiano. São abordagens inovadoras para nós, que estamos diariamente na rua e precisamos estar atualizados, porque tratamos da proteção da vida do outro e a nossa também. Agora, com a Guarda Municipal inserida na segurança pública, podemos mostrar que estamos preparados para trabalhar com capacidade e conhecimento. Todo mundo ganha, nós e a sociedade”, declarou o GM Edvan Carvalho.

Cristiano G. Lins é um dos organizadores do curso e falou sobre a metodologia utilizada e sobre o instrutor. “O instrutor João Dias Ferreira é presidente da JD System e vice-presidente da Confederação Internacional de Polícia e tem mais de 30 anos de experiência. Como instrutor na área da segurança pública, ele já instruiu mais de 12 mil policiais. Especificamente neste curso, tivemos mais de 100 inscritos e eles tiveram aulas práticas sobre abordagens táticas a pessoas e veículos; uso de tonfa operacional; mobilizações táticas; conduções; algemamento; bastão retrátil; extração do interior de veículos no local; System Self Pro Krave; e combate corpo a corpo”, explicou.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Enio Bolivar, destaca que essa é mais uma forma de capacitação para os guardas melhorarem seu trabalho. “Dessa forma foi possível ensinar aos guardas, dar a eles uma melhor técnica nas abordagens, em situações de risco. Dar maior segurança e maior profissionalismo ao GM, para ele poder em uma situação de ameaça saber contê-la de forma técnica, utilizando o mínimo de força possível. Dar maior tranquilidade ao cidadão de Maceió em poder trabalhar de forma segura, garantindo a segurança tanto do Guarda como da população”, concluiu.

Ascom Semscs