Guardas recebem instruções sobre o uso diferenciado da força

Nesta semana, agentes da Guarda Municipal de Maceió (GMM), alunos do Curso de Formação Básica e Adequação Legal para o Porte de Armas de Fogo, receberam novas orientações. Os guardas cursaram a disciplina Uso Diferenciado da Força de Tecnologia de Baixa Letalidade e Controle de Distúrbio Civil.

A matéria serviu para atualizar os profissionais sobre a legislação que normatiza a atuação dos guardas, mostrando suas responsabilidades e sobre o uso adequado de tecnologia de baixa letalidade, por meio das pistolas de choque Sparks, para possíveis controles de distúrbios civis em Maceió.

O  curso atende à matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que por meio da Coordenação de Ensino e Instrução, incluiu novos conteúdos para atender a Lei Federal 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), no qual estão inseridas as guardas municipais.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), coronel Ivon Berto, ressaltou a importância da capacitação. “Estamos preparando nossos homens com base na matriz da Senasp, nas leis que tratam do Estatuto da Guarda Municipal e no Susp. A Guarda Municipal hoje não é mais apenas a protetora do patrimônio físico da Prefeitura. Nossa preocupação é ainda maior com o mais importante patrimônio municipal, a população”, pontuou o secretário.

Fotos: divulgação/Ascom Semscs

Fonte: Ascom Semscs