II ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE GUARDAS MUNICIPAIS – ENNEGUAM

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, está realizando o II Encontro Norte e Nordeste de Guardas Municipais (ENNEGUAM), o evento que começou na manhã desta segunda-feira (20), vai até o dia 24 deste mês, que tem como objetivo ouvir as necessidades dos Guardas Municipais e proporcionar aos seus participantes uma oportunidade de aprimorar seus conhecimentos.

Segundo o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Carlos Pisca, ‘’o encontro é muito importante para todos, pois agrega experiências que vão possibilitar a construção de uma segurança organizada e equipada nos estados’’, disse.

Gestores e guardas municipais de outros estados, empreendedores, profissionais na área de segurança pública e de justiça, representantes de entidades de classe da sociedade civil e dos movimentos sociais estão marcando presença no evento que está sendo realizado no Ginásio do SESI em Maceió – AL.

O 2º ENNEGUAM está possibilitando desenvolver um modelo de segurança pública municipal adequado às suas realidades culturais, geográficas e econômicas. E como foco principal capacitar para melhor atender os cidadãos de sua cidade.

Após a abertura do ENNEGUAM, está sendo realizado 5 cursos para participar durante o evento:

São eles:

Grupo ALFA – Curso de “Instrutor ROMU”*. Ao final do curso, se aprovado, o participante receberá certificado e brevê, e tendo conquistado pontuação acima de 7, será convidado a integrar a Equipe de Instrutores da Contato.

Grupo BRAVO -Troca de experiências, através da apresentação de projetos inscritos sobre serviços prestados por sua Guarda Municipal (Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha, Projeto Anjos da Guarda, Projeto K9, Busca e Salvamento, Controle de Distúrbios Urbanos, Uso Progressivo da Força, Articulação Política, entre outros).

Grupo CHARLIE –  Capacitação para a criação e/ou adequação de legislação municipal referente a Guarda Municipal (lei de Criação – atualização; estatuto, plano de cargos, código de ética, entre outras).

Grupo ECHO – Capacitação para elaboração de projetos sobre Guardas Municipais (criação, ampliação, reestruturação orgânica e funcional, reaparelhamento)

Grupo FOX – Capacitação para financiamento de projetos, utilizando recursos públicos ou privados; LDO e PPA.