No aniversário da GMM, Insp. Jerônimo ressalta importante trabalho desempenhado pela categoria

A SEMSCS e a Guarda Municipal de Maceió vêm fazendo um trabalho importante para a população de Maceió, como por exemplo: ordenamento dos ambulantes do Centro da Cidade; retirada de prédios e construções irregulares; organização e fiscalização das feiras de bairros; rondas ostensivas e preventivas através do GAAO, ROMU e BIKE PATRULHA; eventos nas escolas através do GFE, GPOP que desempenha um trabalho muito importante com a população em situação de rua e a Banda de Musica que representa a GMM nas escolas e em eventos municipais.

Com o advento da Lei 13022 e 13675, a GMM conquistou ainda mais espaço na prestação de serviço e segurança dos cidadãos do município e, através de ações ostensivas e preventivas, além do profissionalismo de nossos servidores, durante os anos 2019 e 2020 foram evitados quatro suicídios. Através das ações da GMM foi demonstrado o papel de segurança à sociedade igual aos outros Órgãos de segurança pública.

A GMM teve várias conquistas, entre elas: porte de armas para 30 servidores; 151 armas calibre 38 doadas pela Policia Civil; notebooks e vários projetos em fase de conclusão como a aquisição de material de CDC e viaturas; auxilio fardamento e coletes balísticos; formação de mais 44 servidores para porte de armas, faltando concluir com a parte prática de tiros e psicotécnico.

Contudo, apesar de desempenhar seu papel e cumprir suas obrigações para com o município, ainda não fomos verdadeiramente reconhecidos. A GMM está de parabéns pelo seu aniversário e seus servidores estão de parabéns pelo esforço duplicado em virtude da carência da Instituição.

Comemoramos, hoje dia 29 de dezembro de 2020, 32 anos de sua fundação e 31 anos de sua instalação, mas a nossa Instituição está aquém do que deveria ser realmente.

Estamos muito carentes em todos os setores, sua capacidade de efetivo está reduzida por motivo de aposentadorias e afastamento por doenças. Atualmente a média de idade dos servidores é de 50 anos, necessário se faz, renovar o quadro de servidores através de concurso público o mais rápido possível. Seu último concurso foi realizado há mais de 20 anos. Precisamos dar uma injeção de ânimo e motivação aos servidores da GMM, implantar o Plano de Cargo e Carreira dos servidores, a distorção salarial dos Inspetores e Subinspetores, retomada do CNPJ que dá identidade a nossa GMM, criar o Fundo de Segurança Municipal que irá proporcionar autonomia e independência financeira para seu crescimento e desenvolvimento, criando uma estrutura organizacional e funcional. Temos necessidade urgente da criação de uma academia, Centro formador com estande para treinamento de tiros para ministrar cursos e recapacitação constante dos servidores. Necessitamos da reconstrução e da reforma do prédio sede da GMM que se encontra com várias avarias e rachaduras expondo riscos a seus servidores, sendo que esse problema específico poderia ter sido resolvido com  à economia que se faria com o aluguel do prédio da SEMSCS, atualmente em R$ 33.000,00 (trinta e três mil reais). E para a valorização dos servidores em cargo de responsabilidade, a representação da remuneração dos comissionados deveria ser com base igual a das outras secretarias.

Por fim, vale salientar e enaltecer aqueles servidores que, devido à pandemia, perderam suas vidas lutando pela sobrevivência da sociedade, enquanto muitos ficavam em suas casas.

Meus parabéns a todos os servidores que fazem a Instituição GMM.

Que Deus seja louvado e abençoe a todos.

Maceió, 29 de dezembro de 2020.

INSPETORIA GERAL DA GMM: JERÔNIMO BARBOSA DOS SANTOS, COORDENADORES: MANOEL COSTA PEREIRA, FRANCISCO LUIZ LAMENHA BRAGA, RUBEM FABIANO IZIDRO.