Palmeira dos Índios cria Conselho de Segurança com integração da Guarda Municipal

O município de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, realizou na semana passada a abertura da audiência pública que criou o Conselho de Segurança da cidade, que tem como objetivo organizar a segurança do local, tendo como ponto fundamental no combate à criminalidade a integração da Guarda Municipal. O Sindguarda esteve presente na solenidade e já iniciou as negociações com a promotoria do município para cobrar a implementação da Lei 13.022\14.

Na audiência, estiveram presentes o presidente do Sindguarda, Carlos Pisca; o secretário-geral do Sindguada, Nilton Silva; o prefeito da cidade, Julio Cezar; e representando o Ministério Público Estadual, o procurador-geral da Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça.

“O Conselho foi criado e nós solicitamos, como entidade sindical junto aos guardas municipais da cidade, que uma cadeira no Conselho seja de um representante da GM. A promotoria do município informou que vai analisar essa possibilidade e que vai fazer o que estiver ao alcance para a GM ter uma cadeira no Conselho”, afirmou Carlos Pisca.

A promotoria do município informou que recebeu o documento – pedindo o cumprimento da Lei 13.022 –  enviado pelo Sindguarda. O Sindicato foi comunicado pela promotoria que após o período eleitoral vai agendar uma reunião com representantes do Sindguarda para avaliar a aplicação da norma e cobrar do município a implantação da lei.

A promotoria se comprometeu em convocar uma reunião com o prefeito Julio Cezar, o Sindicato e uma comissão de guardas da cidade para debater temas referente à GM.

O prefeito, na abertura do Conselho, disse que ia implantar videomonitoramento na cidade, promover a qualificação  do guarda para o porte de amar e investir no que for preciso no combate à criminalidade. Diante disso, Carlos Pisca disse que é necessário haver uma reunião para discutir sobre o curso de formação, o risco de vida e o plano de cargo e carreira.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda