Praia acessível na folia: Banda da GM anima o evento com muito frevo

Frevo, alegria e inclusão social. A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Semelj), realizou a primeira edição de 2019 do Projeto Praia Acessível nesta sexta-feira (22). O evento entrou no clima de carnaval com uma edição especial, o Praia Acessível na Folia, na Praça Gerônimo Ciqueira, na Pajuçara.

Foto: divulgação/Secom Maceió

A banda da Guarda Municipal animou a festa. “Hoje, a primeira edição do Praia Acessível tem  temática de prévias do carnaval. Não temos aquela edição normal com todas as atividades na praia, mas aqui tem muita animação com o desfile de blocos das instituições envolvidas. A gente agradece o apoio dos parceiros, laboratório Nabuco Lopes e a Maurício de Nassau, que também participam das prévias acessíveis”, disse Daniel Mello, secretário de Esporte, Lazer e Juventude.

O coordenador do projeto, João de Barros, destaca que a edição especial marca o início das atividades de 2019. “É com frevo e dança que nós começamos o Praia Acessível deste ano.  O projeto sempre reúne as pessoas com deficiência e pessoas da família em momento de interação, o que resulta no bem estar físico e mental. A próxima edição, no  dia 16 de março, será com as ações normais de banho de mar, esportes e atividades adaptadas para cada deficiência”, informou o coordenador. Ele também lembrou que cada edição reúne uma média de 300 participantes.

Joseli dos Santos é cadeirante e aproveitou o evento para aproveitar a folia. Ela é frequentadora assídua do Praia Acessível e assegura que a diversão é garantida. “É um projeto maravilhoso. Nós deficientes saímos das nossas casas para passar um dia diferente e se divertir. É uma oportunidade de chegarmos ao mar, já que não conseguimos porque a cadeira de rodas afunda na areia. Como adoro o mar, me sinto livre lá dentro. E hoje estamos em clima de carnaval, não é porque estamos em uma cadeira de rodas que não podemos nos divertir”, disse.

Parcerias

A Uninassau há um ano é parceira do projeto e reconhece os benefícios da iniciativa da Prefeitura, como explica Avelino Balbino, vice-reitor da instituição. “Temos muito orgulho em participar desses momentos, porque a mobilidade é uma das bandeiras da nossa responsabilidade social. A gente traz alunos de Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição para contribuir com a causa. É mais que um momento simbólico, é um momento de alegria para muitas pessoas, com a sensação de liberdade”, pontuou Balbino.

Serviços de saúde também foram oferecidos pelo Laboratório Nabuco Lopes nesta edição especial. “Oferecemos serviços de pressão e glicose, tanto para o público atendido pelo Projeto Praia Acessível quanto para a população de forma geral. O nosso objetivo é conscientizar as pessoas sobre a pressão alta e a diabetes, que são doenças que podem ser prevenidas”, disse Nataly Carneval, assistente de Comunicação da unidade.

Fonte: Secom Maceió