PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE GUARDA MUNICIPAL GANHA DESTAQUE

O Artigo científico intitulado: “Guardas Municipais – Modelo de Polícia Cidadã” publicado na Revista Brasileira de Segurança Pública, é de autoria do Guarda Municipal de Curitiba Isaías Gonçalves.

A publicação, além de ser uma vitória pessoal para o nobre companheiro, é um importante reconhecimento de que nós Guardas Municipais, temos algo a dizer no campo do estudo e das ideias.
O trabalho descreve a modalidade de polícia das guardas municipais brasileiras como polícias urbanas, de proximidade, cidadãs, por meio de uma pesquisa histórica da origem e do desenvolvimento das atividades de natureza policial nas sociedades e nos estados antigos e modernos, com atenção especial ao modelo proposto por Sir Robert Peel para a polícia de Londres em 1829.

Busca também aplicar a análise tipológica das modalidades de polícia, conforme a tipologia de Dominique Monjardet, para propor um modo de análise que permita entender o fenômeno das guardas municipais num contexto mais amplo do que até aqui se tem praticado. Explicita também as implicações das normas legais mais recentes que tratam das guardas municipais e as relaciona com a tradição da polícia moderna, resgatando as raízes etimológicas do termo “polícia” e sua relação com as cidades.

Fonte: http://revista.forumseguranca.org.br/index.php/rbsp/issue/view/27