Projeto Guarda Faz Escola estará presente na Semana Nacional de Trânsito

Entre os dias 18 e 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito em todo o País. Em Maceió, a Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizará uma vasta programação com atividades voltadas aos mais diversos públicos. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os cuidados e a conduta que deve ser adotada por pedestres, ciclistas e condutores, buscando reduzir os índices de acidentes e mortes nas vias.

Foto: reprodução/Ascom Semscs.

A abertura da programação da Semana Nacional de Trânsito acontecerá na terça-feira (17), quando será realizado um grande passeio ciclístico gratuito, que percorrerá os principais pontos históricos e turísticos da capital, a exemplo dos monumentos e das esculturas de personalidades importantes para a história de Alagoas. A concentração do evento será às 19h, no Corredor Vera Arruda, na Jatiúca. A partir das 20h, os ciclistas sairão do local de concentração com destino à sede da CBTU, no Centro.

Durante a concentração do passeio ciclístico, haverá uma apresentação do coral de crianças da Legião da Boa Vontade (LBV). O evento contará ainda com a participação de estudantes e profissionais de saúde da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT), que irão ofertar os serviços de aferição de pressão arterial e farão os testes para medir os níveis de glicemia dos ciclistas.

O passeio ciclístico contará com o apoio da Associação Alagoana de Ciclismo, bem como a presença de um historiador, que estará ao longo de todo o percurso contando a história da capital.

Programação

18/09 – Na quarta-feira (18), das 8h às 11h, a equipe de Educação de Trânsito da SMTT estará na Escola Municipal Frei Damião, no Benedito Bentes, com o projeto Guarda Faz Escola, e levará conhecimentos relacionados ao trânsito e à cidadania para os estudantes. A ação é uma parceria da SMTT com a Guarda Municipal e tem o objetivo de possibilitar que as crianças atuem como multiplicadores de informação, compartilhando com seus pais e responsáveis os conhecimentos adquiridos.

20/09- Na sexta-feira (20), a partir das 17h30, a SMTT realizará uma ação em diversos bares da Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca, para alertar os condutores de veículos sobre os riscos da combinação errada de álcool e direção. A atividade contará com a presença dos arte-educadores da Superintendência e com o apoio dos garçons dos estabelecimentos, que irão interagir com os condutores que frequentam os bares.

22/09 – No 22 de setembro será comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Para celebrar a data, a SMTT realizará gratuitamente, a partir das 7h, um passeio ecológico que sairá da Praça Santa Terezinha, na Serraria. A caminhada percorrerá diversas ruas do bairro em direção a uma trilha de Mata Atlântica na região. Na ocasião, os participantes poderão optar por um dos dois trajetos disponíveis, o de 5km e o 7km. Aulas de Zumba, café da manhã e outras ações voltadas para a saúde dos participantes serão disponibilizadas no dia do evento. Os interessados em participar do passeio ecológico não precisam fazer nenhum tipo de inscrição prévia.

24/09 – Na terça-feira (24), uma atividade direcionada aos taxistas de Maceió será realizada pela SMTT. A ação acontecerá no Sest/Senat e contará com a participação de psicólogos e fisioterapeutas que estarão dando dicas de saúde para os profissionais.

25/09 – Para o encerramento da Semana Nacional de Trânsito, na quarta-feira (25), às 7h30, a SMTT realizará uma ação com a presença dos idosos da LBV. A atividade acontecerá na faixa de pedestres próxima ao Restaurante Dragão, localizado na Avenida Doutor Antônio Gouveia, na Pajuçara.

Durante a ação, a equipe de Educação da SMTT vai conversar com os condutores de veículos para conscientizá-los sobre prática da gentileza para a construção de um trânsito mais humanizado, além de alertá-los sobre os riscos de atropelamentos de idosos.

Fonte: Ascom SMTT