ROMU, GAAO e ROMESC dão apoio durante retirada de barracos no Benedito Bentes

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social iniciou nesta segunda feira (30) o ordenamento do canteiro central da Avenida Benedito Bentes, principal via de acesso ao Conjunto Benedito Bentes II. A operação vai abranger uma área que tem início no Caíc e vai até o final do canteiro, incluindo regiões próximas. Os ambulantes serão realocados para o mercado público do bairro.

Foto: Secom

A ação faz parte do Plano de Ordenamento dos Espaços de Uso Coletivo da Cidade de Maceió, desenvolvido para adaptar e produzir ambientes acessíveis e confortáveis para a população. O objetivo é reordenar o local, por meio de ações de orientação, fiscalização e mudanças estruturais, tornando-o mais acessível, integrado e satisfatório para a população, visando maior segurança para os feirantes, clientes e a comunidade. Além de possibilitar o desenvolvimento de atividades comerciais que atendam a uma visão de respeito e sustentabilidade com o meio ambiente.

Outras ações serão realizadas para melhorias da região, a exemplo de iluminação, segurança, poda de árvores, calçamento, limpeza e organização do trânsito e do ambiente para que os moradores tenham a tranquilidade de passar pelo local sem correr risco de acidentes por conta da obstrução das vias.

As atividades estão sendo realizadas pela Semscs, em parceria com outros órgãos municipais – Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Secretaria Municipal de Infra Estrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima).  As ações contam com o apoio das secretarias municipais de Governo (SMG), de Assistência Social (Semas) e de Comunicação (Secom).

Ações

Durante a semana, foi mantido o diálogo com os ambulantes. O secretário e a equipe técnica da Semscs reuniram-se com representantes da Associação dos Feirantes do Benedito Bentes II para apresentar o plano de ordenamento, suas etapas, bem como para ouvir suas sugestões e necessidades. Os técnicos mostraram os problemas decorrentes do comércio no canteiro central e no passeio público, como obstrução de vias, falta de segurança e de estrutura mínima para o trabalho dos próprios ambulantes, clientes e transeuntes.

O projeto de ordenamento está dividido em etapas. No sábado (28) foram entregues notificações para que os ambulantes desobstruíssem o canteiro central e áreas adjacentes até o dia 29. Foi feito também um cadastro, cujo resultado será comparado com as informações existentes e os dados passados pela Associação dos Feirantes.

Em reunião ocorrida no domingo (29), foram realinhados todos os aspectos da operação. Nesta segunda (30), a Semscs inicia, com apoio da SMTT, a demarcação de 210 espaços na área do estacionamento do Mercado Público do Benedito Bentes I. Também será feito o sorteio para redistribuição entre os feirantes de 67 boxes que estavam desocupados dentro do mercado e durante toda a operação, agentes da Semscs e dos demais órgãos envolvidos na transferência estarão no local para prestar mais informações sobre a realocação.

A operação de remoção está prevista para começar às 7h, com a retirada dos bares e similares, que funcionam irregularmente no canteiro e adjacências. Nesta segunda também terão início as ações de apoio para a transferência das barracas – por setor e atividade comercial, bem como apoio para o descarte e remoção de materiais abandonados pelos proprietários.

O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, explica que esses bares apresentam preocupação para o poder público, especialmente no que diz respeito à presença e aliciamento de menores. “Está sendo realizado um trabalho de inteligência para detectar esse tipo de ação naquele e em outros locais da capital para coibi-las”, afirma.

O secretário avalia que as mudanças vão melhorar a tranquilidade pública e a sensação de conforto e segurança, uma vez que “a ação está sendo acompanhada com expectativa pela comunidade, porque existe um clamor daquela população e é importante dizer que esses feirantes estão em área proibida e agora eles vão passar para uma situação de legalidade, ter acompanhamento do município, avaliação dos órgãos que fazem parte da gestão, além de segurança e infraestrutura”, ressalta.

Fonte: Ascom Semscs