Secretário de Convívio Social destaca inserção da Guarda no cenário da segurança pública

O coronel Enio Bolivar assumiu a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) na última terça-feira (19). Ex-comandante do 3º batalhão da Polícia Militar de Arapiraca, Bolivar chega para comandar os trabalhos que envolvem a Guarda Municipal e a fiscalização de posturas em Maceió. Com a experiência de quem já comandou o COE Bope, o PCSV 1º BPM e o Bptran, além de integrar o Grupamento Aeropolicial da PM/AL, participou de cursos com a S.W.A.T – grupamento de elite da polícia norte-americana – e tem atuado como instrutor no Brasil e Estados Unidos. Tem formação em Direito e em segurança pública e privada, além de pós-graduação em Pedagogia Estratégica, Criminologia, Política Criminal e Segurança Pública.

Foto: divulgação Ascom Semscs

As atividades da gestão abrangem o processo de reordenamento do comércio ambulante na capital e da inserção da Guarda no cenário da segurança pública. A Secretaria é o órgão de licenciamento municipal para, entre outras funções, autorizar a realização de eventos, comércio eventual e comércio ambulante, além de expedir alvará de localização e funcionamento e alvará de publicidade.

O secretário ressalta que a orientação do prefeito Rui Palmeira é de manter o diálogo com todos os setores envolvidos no ordenamento da cidade. “O nosso bem maior é a tranquilidade do cidadão, a garantia do direito de circular livremente e isso requer uma cultura de saber o espaço que deve ser ocupado pelo ambulante. Acreditamos que esse bom senso com uma organização e com a realocação dos comerciantes fará com que a gente evolua nesse processo de reordenamento no município”, afirmou.

Bolivar analisa que, atualmente, no Brasil é uma realidade as Guardas Municipais participarem ativamente da segurança pública – um cenário que se formou com a Lei Federal 13.675/2018, que criou o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).  “As instituições de segurança congregam para os mesmos objetivos de reduzir a criminalidade e dar segurança à população e não vai ser diferente aqui em Maceió. A gente vai buscar aparelhar e capacitar a corporação e fazer com que a Guarda Municipal de Maceió esteja entre as principais do País. Então, iremos buscar capacitar e, principalmente, valorizar os GMs”, garantiu

Entre as conquistas alcançadas pela Guarda estão a aquisição e o treinamento para uso das sparks – arma de choque de baixa letalidade – e o porte de arma funcional para os agentes, emitido pela Polícia Federal. Os guardas passaram por um curso de tiro que os capacitou para o manuseio de arma de fogo. “É um marco inicial para que o porte seja concedido a outros agentes e isso contribui para que a Guarda Municipal participe efetivamente da segurança pública e sempre com muita responsabilidade, pois portar uma arma de fogo requer preparo e acompanhamento do agente público. Nos casos que ele se envolver, por exemplo, em troca de tiros, ou em ações que envolvam maior risco, o guarda terá um acompanhamento psicológico, para que quando retorne às ruas, seja de maneira satisfatória”, finalizou o secretário.

Ascom Semscs