Sem avanço, audiência de conciliação permanece com reajuste zero

A audiência de conciliação entre Sindicatos e Prefeitura de Maceió realizada na manhã de hoje (8), no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), ficou no mesmo impasse de sempre. A Prefeitura, por meio de seus representantes presentes na reunião, alega que não tem condições de dar aumento salarial ao servidor público, permanecendo assim, a oferta de 0%.

Mesmo com todas as provas apresentadas pelos sindicatos e anexadas aos autos do processo, as quais comprovam a possibilidade do reajuste ao menos do IPCA, as categorias não obtiveram êxito nas negociações de hoje. O Secretário de Finanças, Felipe Mamede, citou a crise que Alagoas e o Brasil passam como ‘desculpas’ para as promessas econômicas não confirmadas e enfatizou: “com o impacto financeiro, o município não pode conceder o aumento”.

Para o Presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, a atitude da prefeitura vista hoje na audiência, demonstra claramente não ter interesse em dar reajuste ao servidor. “É um deboche por parte dos secretários falarem que não há previsão de pagar as progressões deste ano, as quais já estão atrasadas. Neste caso, não resta outra alternativa aos sindicatos e servidores, a não ser ir pra rua cobrar os seus direitos. Mas, para isso, é preciso que o servidor deixe de ser acomodado pra avançarmos nas negociações, pois é nisso que a gestão aposta. Vamos mostrar nossa força ao poder executivo e lutar por nossos objetivos e melhores condições de trabalho até o fim”, lembrou Pisca.

Inconformados com a presente decisão momentânea, mas esperançosos nos próximos passos que serão transitados pelo Tribunal de Justiça, os sindicatos lamentam não ter melhores notícias para dar á seus associados e aguardam o desenrolar dos próximos capítulos dessa ‘novela’.

Servidores aguardavam do lado de fora por boas notícias.

Ascom Sindguarda/AL